A sede da Associação Vozes do Fado (AVF), em Sousel, foi palco, na noite do passado dia 20 de Abril, de mais uma grande Noite de Fados. Ardina do Alentejo marcou presença e conta-lhe tudo.
Nessa noite de sábado brilhou, e muito, a homenageada Sónia Santos. A fadista elvense, que atravessa um grave problema de saúde, e que apesar da sua débil condição física não quis faltar à homenagem, marcou presença com toda a sua alma fadista e com a sua potente voz, tendo sido ovacionada de pé por todos os presentes no final da sua actuação e da interpretação de “Meu Corpo”.
Nas vozes dos fadistas amadores José Fialho, Diana Velhinho, Paulo Velhinho, Josefa Isabel, José Manuel Varandas, Berta Miranda, José Luís, Fernanda Luísa, Francisco Paralta, Raquel Monteiro, Ana Clérigo, Toi Faria, Rute Sousa e José Leal ouviram-se fados como “Sou da Noite”, “Loucura”, “Não sou Fadista de raça”, “Samaritana”, “Fado dos Sentidos”, “Valeu a pena”, “Lisboa à noite”, “Foi Deus”, “Que Deus me Perdoe”, “A voz do Fado é tão calma”, “Lágrimas do Céu“, “Fado do Cartaz”, “Quero tanto aos olhos teus”, entre outros.
Nuno Cirilo, na guitarra portuguesa, Luís Rosa, na viola baixo, e Jorge Clérigo, na viola de fado, foram os músicos de serviço, acompanhando todos os fadistas, durante quase quatro horas, com particular maestria.
Antes de se ouvir o trinar das violas e da guitarra portuguesa e as vozes dos fadistas, foi servido o jantar, numa noite em que a multiculturalidade ditou as suas regras. O jantar foi confeccionado por um casal romeno, Romeo Gazdarci e Rica Alina Galicel, sócios da AVF e que adoram a tão portuguesa canção nacional, o fado. Na noite do dia 20 de Abril, a comida servida aos cerca de 80 presentes foi tipicamente romena. Só para abrir o apetite a quem está a ler esta reportagem, saibam que as entradas foram os deliciosos Muschi File e Toba, a sopa foi uma muito suculenta Ciorbă, o prato principal tinha o nome de Sarmale com Mămăligă, e a sobremesa foi uma muito doce Savarina. E apesar de não sermos críticos gastronómicos, podemos afirmar que estava tudo cinco estrelas.
Ardina do Alentejo agradece a forma como foi recebido por todos os elementos que compõem a Associação Vozes do Fado, bem como pelos companheiros de mesa, os simpáticos casais Luís e Alexandra Branco, e Manuela Boto e António Lopes.
Fotos: Pedro Soeiro