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Serpa – Após investimento a rondar os 16 milhões de euros, Circuito do Sol está quase pronto

As imagens que recentemente têm sido publicadas nas redes sociais mostram uma evolução significativa nas obras do Circuito do Sol, com o asfalto já a ser colocado na futura pista do Alentejo, que deverá ser homologada em breve e preparada para receber as primeiras corridas ainda durante o ano de 2024.

Mais do que uma pista para corridas, a funcionar no antigo Kartódromo de Serpa, os seus proprietários querem que seja também a primeira verdadeira Motorsport Resort Community da Europa, proporcionando aos entusiastas e profissionais dos desportos motorizados um novo local, aberto todo o ano, para testes, track-days e corridas.

Lars Lindberg, CEO da SPV Racing, empresa que detém o recinto, explicou ao Sportmotores.com que “a primeira camada já está concluída. Tem seis centímetros de espessura e vai ser aplicada uma camada superior de três centímetros. A camada superior tem uma estrutura muito específica para proporcionar o nível de aderência adequado“.

Esculpido na ondulante paisagem alentejana, o Circuito do Sol criou um circuito inspirado nas curvas e recantos mais emocionantes dos grandes circuitos de corridas do mundo, aqueles que são venerados pelos entusiastas do desporto automóvel em todo o mundo. O “Saca-Rolhas” de Laguna Seca, a “Eau Rouge” de Spa, as “Curvas Porsche” de Le Mans… O novo circuito foi desenhado para imitar estas sensações que desafiam a perícia. A pista terá vários desenhos mas o seu traçado completo terá 3,5 quilómetros e 23 curvas, enquanto a pista de GT terá três quilómetros e 18 curvas.

Lars Lindberg esclareceu que “vamos começar a testar a pista esta semana com um carro de corrida com pneus slick. É bastante ondulante – elevada e precisamos de validar o traçado antes da colocação final, pois agora podemos ajustar. Depois da colocação final, já não podemos“.

Ao mesmo tempo, “vamos começar a fazer os correctores, com os novos correctores de F1 e MotoGP, que foram instalados em Portimão, Jerez, Valência, Barcelona, etc“.

Com investidores da Suécia e da Alemanha, o Circuito do Sol representa um investimento de 16 milhões de euros na região de Serpa, um dos mais extensos municípios de Portugal, e pode atrair pilotos e fãs de Portugal e do estrangeiro, principalmente de Espanha.

Em Maio, faremos uma inauguração soft para os membros do clube e, em seguida, organizaremos eventos em Junho e Julho“, afirma Lars Lindberg, acrescentando que “esperamos ter a homologação da FIMFMP no terceiro trimestre e da FPAK/FIA pouco depois disso. A ambição é realizar corridas de carros e motas no 4º trimestre“.

Com o Circuito de Braga sem homologação, Portugal encontra-se de momento com apenas duas pistas permanente, o Circuito do Estoril e o Autódromo Internacional do Algarve.

com Sportmotores.com | Foto: Rámon Herrera

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