As imagens que recentemente têm sido publicadas nas redes sociais mostram uma evolução significativa nas obras do Circuito do Sol, com o asfalto já a ser colocado na futura pista do Alentejo, que deverá ser homologada em breve e preparada para receber as primeiras corridas ainda durante o ano de 2024.
Mais do que uma pista para corridas, a funcionar no antigo Kartódromo de Serpa, os seus proprietários querem que seja também a primeira verdadeira Motorsport Resort Community da Europa, proporcionando aos entusiastas e profissionais dos desportos motorizados um novo local, aberto todo o ano, para testes, track-days e corridas.
Lars Lindberg, CEO da SPV Racing, empresa que detém o recinto, explicou ao Sportmotores.com que “a primeira camada já está concluída. Tem seis centímetros de espessura e vai ser aplicada uma camada superior de três centímetros. A camada superior tem uma estrutura muito específica para proporcionar o nível de aderência adequado“.
Esculpido na ondulante paisagem alentejana, o Circuito do Sol criou um circuito inspirado nas curvas e recantos mais emocionantes dos grandes circuitos de corridas do mundo, aqueles que são venerados pelos entusiastas do desporto automóvel em todo o mundo. O “Saca-Rolhas” de Laguna Seca, a “Eau Rouge” de Spa, as “Curvas Porsche” de Le Mans… O novo circuito foi desenhado para imitar estas sensações que desafiam a perícia. A pista terá vários desenhos mas o seu traçado completo terá 3,5 quilómetros e 23 curvas, enquanto a pista de GT terá três quilómetros e 18 curvas.
Lars Lindberg esclareceu que “vamos começar a testar a pista esta semana com um carro de corrida com pneus slick. É bastante ondulante – elevada e precisamos de validar o traçado antes da colocação final, pois agora podemos ajustar. Depois da colocação final, já não podemos“.
Ao mesmo tempo, “vamos começar a fazer os correctores, com os novos correctores de F1 e MotoGP, que foram instalados em Portimão, Jerez, Valência, Barcelona, etc“.
Com investidores da Suécia e da Alemanha, o Circuito do Sol representa um investimento de 16 milhões de euros na região de Serpa, um dos mais extensos municípios de Portugal, e pode atrair pilotos e fãs de Portugal e do estrangeiro, principalmente de Espanha.
“Em Maio, faremos uma inauguração soft para os membros do clube e, em seguida, organizaremos eventos em Junho e Julho“, afirma Lars Lindberg, acrescentando que “esperamos ter a homologação da FIM – FMP no terceiro trimestre e da FPAK/FIA pouco depois disso. A ambição é realizar corridas de carros e motas no 4º trimestre“.
Com o Circuito de Braga sem homologação, Portugal encontra-se de momento com apenas duas pistas permanente, o Circuito do Estoril e o Autódromo Internacional do Algarve.
com Sportmotores.com | Foto: Rámon Herrera