• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

PUB

Auditório da CCDR Alentejo recebeu a conferência da Rede Nacional IMPEL 2024

No passado dia 10 de Maio, realizou-se em Évora, a conferência da Rede Nacional IMPEL 2024.

Organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e pela Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), a conferência teve lugar no Auditório da CCDR Alentejo tendo a abertura sido feita pela Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira e pela Subinspectora-Geral da IGAMAOT, Paula Matias.

Esta sessão contou com apresentações de representantes de várias instituições portuguesas, como a Procuradoria Geral da República (PGR), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), CCDR´s, Polícia de Segurança Pública (PSP), IGAMAOT, Inspecção Regional do Ambiente (IRA) dos Açores, Direcção Geral do Território (DGT), bem como de representantes da Universidade de Évora, da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa.

A sessão dedicada à “Revisão pelos Pares Nacional”, moderada por Cristina Branco, da IGAMAOT, contou com as intervenções de Patrícia Silva, da CCDR Alentejo, e Anabela Rebelo, da APA.

Já na sessão sobre a “Análise de Risco na área das emissões industriais e da conservação da natureza” intervieram Ana Paula Rodrigues e Alexandra Magalhães, da IGAMAOT, bem como Nuno Saavedra, do ICNF, e Elizabete Santos, da IRA dos Açores.

A “Inteligência Geoespacial na Avaliação de Dados” foi outro dos temas abordados por Fernando Gomes, da IGAMAOT, e por Eva Lima, da IRA dos Açores, sob a moderação de David Pereira, da PSP.

No que diz respeito à “Responsabilidade Ambiental – Avaliação de Danos Ambientais”, usaram da palavra Anselmo Falcão e Sofia Abreu, respectivamente Inspector Regional IRA dos Açores e Inspetora da IGAMAOT.

Com a moderação de Rute Neves, foi abordado o tema da “Protecção dos Solos”, que contou com intervenções de Nazaré Couto, da Universidade Nova de Lisboa, de João Gama, Rita Ribeiro e Matias Molina, da Universidade do Porto, e Teresa Pinto Correia e António Chambel, da Universidade de Évora.

O Procurador da República, Francisco Guedes moderou o painel onde foram apresentados exemplos na “Aplicação de medidas de reposição da legalidade, prevenção e correção”, apresentados por José Reis, da CCDRLVT, e Miguel Leão, da CCDRC.

Por fim, Hugo Costa, da DGT, abordou o tema “Apoio à Verificação nos Usos do Solo Florestal”.

O segundo dia do evento, 11 de Maio, incluiu uma visita à Herdade da Mitra, na Universidade de Évora, guiada por investigadores do MED dos Laboratórios de Macromicologia, Botânica, Ornitologia (LabOR), Unidade de Biologia da Conservação e LABscape. Durante a visita de campo, foi possível dar a conhecer aos participantes alguns dos projectos do MED directamente relacionados com a conservação dos solos e da natureza, bem como parte do funcionamento da Herdade. Esta visita terminou com uma prova de vinhos na adega experimental da Herdade da Mitra, com a presença do Pró-Reitor da Universidade de Évora, Professor Augusto Peixe.

O dia prosseguiu com uma visita guiada pelo arqueólogo Rui Santos ao núcleo histórico da cidade de Évora.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *