• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

PUB

Vendas Novas celebra os 50 anos da Revolução de Abril com dois meses de programação

No ano de 2024, comemoram-se os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, um marco histórico que abriu as portas para a democracia e liberdade no país.

Assumindo-se como terra de Abril, Vendas Novas terá um programa de comemorações que irá decorrer de 2 de Abril a 30 de Maio, e que resulta de um trabalho colectivo entre o poder local, o associativismo, o Agrupamento de Escolas e a Comissão de Honra constituída para o efeito.

No âmbito desportivo, haverá torneios e provas de variadas modalidades, como futebol de 5, ténis de mesa, voleibol, artes marciais, BTT, padel, badminton, atletismo, basquetebol 3×3 e paintball. Destaque ainda para a realização de um peddy-paper, de uma caminhada pelo campo e para mais uma edição da Estafeta da Liberdade, prova desportiva que liga as duas freguesias do concelho, para além da habitual tarde desportiva, com malha, chinquilho, sueca, setas, tiro ao alvo, entre muitas outras actividades.

Na parte cultural, haverá serigrafia artesanal, oficina criativa, mural de pintura, música coral, folclore, exposição fotográfica, bailes, teatro e a exibição do filme “Revolução (sem) Sangue”, com a presença do realizador Rui Pedro Sousa. O concerto com “Monda” e “Os Bandidos do Cante” é o grande destaque da véspera do dia da Revolução sendo que, no próprio dia, o destaque vai para a Sessão Solene Comemorativa da efeméride, que terá lugar no Regimento de Artilharia nº 5 (antiga Escola Prática de Artilharia), local de onde saíram os militares que corajosamente participaram na Revolução de 25 de Abril de 1974.

Durante estes dois meses, e organizado pelas escolas, haverá conversas em redor de vários temas ligados à revolução e a apresentação de trabalhos de alunos.

Na sessão de apresentação das comemorações, o Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, referiu que “construir Abril é algo que nunca está finalizado e mais do que continuarmos a celebrar esta efeméride, devemos continuar a viver a Democracia”.

Ardina do Alentejo apresenta-lhe de seguida o programa completo das comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril no concelho de Vendas Novas.

Cartaz e foto: Câmara Municipal de Vendas Novas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *