A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo tem estado a trabalhar nas relações bilaterais entre o Alentejo e um conjunto de cidades chinesas, no âmbito da International Urban and Regional Cooperation (IURC), que integra.
Dessas relações resultaram já uma série de visitas de estudo feitas à China, e cujo primeiro resultado objectivo é o acordo de cooperação que o Alentejo acaba de assinar com a cidade costeira de Dalian, numa missão que levou a Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), Carmen Carvalheira, e o Presidente do Conselho de Administração da ADRAL, João Maria Grilo, a Taicang, na China, para participarem no 15º Seminário de Alto Nível União Europeia (UE) – China sobre cooperação em políticas regionais.
Em nota de imprensa enviada às redacções, a ADRAL refere que este acordo de cooperação “visa implementar e aprofundar as relações políticas regionais entre a UE e a China, após consultas entre as duas cidades/regiões piloto, Dalian, na China e a Região Alentejo, em Portugal, em que ambas as partes se comprometeram em negociações amigáveis”.
A ADRAL integra o programa IURC, da UE, financiado no âmbito do Instrumento de Parceria e implementado conjuntamente pelo Serviço de Instrumentos de Política Externa e pela Direcção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, que visa contribuir para os objectivos da nova agenda urbana, a Agenda 2030 – a Agenda Urbana para a UE e os objectivos políticos da Política de Coesão Europeia, através da diplomacia cidade-a-cidade e dos esforços regionais de colaboração para superar desafios comuns.
O objectivo geral do programa IURC China é liderar e desenvolver a cooperação urbana e regional entre a UE e a China, com base em duas vertentes: o desenvolvimento urbano sustentável e a inovação e tem o apoio da DG Regio.
A IURC visa liderar e desenvolver uma forma de cooperação urbana e regional internacional descentralizada nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável e inovação, em países e regiões parceiros importantes em conformidade com a dimensão externa da “Europa 2020”. Com base na capitalização de resultados e lições aprendidas na fase anterior, este novo programa optimiza o valor agregado da cooperação internacional, transformando a IURC numa rede global de referência em inovação urbana e regional. É uma plataforma funcional de cooperação entre stakeholders de empresas, governos e instituições de investigação onde se reúnem para implementar acções e fazer a diferença para o futuro.
O projecto facilita o intercâmbio de conhecimentos através de uma combinação de ferramentas em linha e apoio presencial como visitas de estudo, participação em eventos temáticos e em rede e/ou reforço de capacidades. A cooperação será desenvolvida através de One to One Pairings e clusters.
Foto: DR