• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

PUB

José Santos, Presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, faz balanço da BTL 2024

A edição de 2024 da BTLBolsa de Turismo de Lisboa encerra hoje as suas portas. Desde a passada quarta-feira que decorre nas instalações da FIL – Feira Internacional de Lisboa, aquele que é o maior evento relacionado com a área do turismo que se realiza no nosso país.

E o Alentejo marca presença, sendo o stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT Alentejo e Ribatejo), o maior stand institucional do Pavilhão 1 da FIL.

José Santos, Presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, concedeu ao Ardina do Alentejo uma breve entrevista onde nos fez o balanço da BTL 2024.

Ardina do Alentejo – Embora possa parecer um pouco extemporâneo visto que falta ainda um dia e meio para terminar a BTL 2024 (ndr: entrevista feita no final da manhã de ontem, sábado), que balanço faz do stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e da afluência do público em geral e dos profissionais do sector?

José Santos – Para já podemos fazer um balanço intercalar, até porque os três dias de profissionais já passaram. Creio que aquilo que é o sentimento geral que nos tem sido transmitido pelos empresários que aqui estão desde quarta-feira e pelas entidades institucionais, nomeadamente os municípios, é a de um stand com muita procura, quer por parte dos operadores, quer pela imprensa, quer pelas empresas ligadas ao turismo, com muito trabalho por parte dos nossos parceiros, quer públicos, quer privados, e de uma grande afluência por parte do público, até porque também nós criámos no stand deste ano motivos de atracção de público e isso é muito importante.

Nos dias de profissionais criámos áreas de negócio temáticas para o enoturismo, para as estações náuticas. A entidade regional apresentou aqui os seus novos projectos, tendo lançado um portal que congrega toda a oferta no “Walking & Cycling”, lançámos a candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho, lançámos um novo produto comercial com o Grupo Vila Galé relacionado com os Caminhos de Santiago. Lançámos várias iniciativas que também atraíram o interesse mediático e de operação ao nosso stand.

Eu diria que o balanço me parece um balanço positivo. Estamos na recta final, com passatempos, com muita animação, e com muito espaço para promover o nosso Alentejo e Ribatejo.

Ardina do Alentejo – Sente que o público quando vem à BTL, procura o stand do Alentejo e Ribatejo?

José Santos – Nós somos o maior stand do Pavilhão 1, da área institucional, e somos o primeiro stand que as pessoas veem imediatamente quando entram, e também por isso procurámos criar uma grande imagem alusiva à Capital Europeia da Cultura, que se vai desenrolar em Évora e no Alentejo em 2027, uma fotografia muito impactante da região e de Évora, para também atrair mais as pessoas.

Os portugueses cada vez mais escolhem o Alentejo como destino de férias e a nossa presença na BTL tem também muito a ver com essa ideia de consolidar a tendência de procurar o Alentejo.

José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo

E estamos com um trabalho muito activo nas redes sociais, a dizer às pessoas que o stand serve para virem, claro que vão aos outros como é óbvio, mas o primeiro stand e o stand onde deverão estar mais tempo é no stand do Alentejo, porque há passatempos, porque há divertimentos, porque há animação, porque há oferta fantástica dos nossos municípios e das empresas que aqui se estão a apresentar.

O destino que mais cresceu no ano passado nas dormidas de portugueses foi o Alentejo. A média do país cresceu 2% e o Alentejo cresceu quase 8%. Os portugueses cada vez mais escolhem o Alentejo como destino de férias e a nossa presença na BTL tem também muito a ver com essa ideia de consolidar a tendência de procurar o Alentejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *