• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

Campeonato de Portugal – Fim de semana positivo para quase todas as equipas alentejanas

Realizou-se no passado fim-de-semana, a segunda jornada da 1ª Fase do Campeonato de Portugal, época 2025-2026.

Tal como o Ardina do Alentejo já tinha noticiado, são cinco as equipas alentejanas que estão a disputar a competição, sendo duas da Associação de Futebol de Portalegre, o Eléctrico FC, de Ponte de Sor, que disputa a Série C, e o O Elvas, que disputa a Série D, uma da Associação de Futebol de Évora, o Juventude de Évora, igualmente a disputar a Série D, e duas da Associação de Futebol de Beja, o FC Serpa e o CF Vasco da Gama, da Vidigueira, também a competir na Série D.

Na Série C, o clube da Associação de Futebol de Portalegre jogou esta segunda jornada no seu reduto.

O Eléctrico FC recebeu a equipa de Cantanhede, Os Marialvas, tendo sido goleado por 5-1, com o golo de honra da equipa alentejana a ser apontado por Yuri Silva, de grande penalidade, aos 81 minutos. Os homens comandados por Emanuel Baleizão ocupam a última posição da classificação, ainda sem qualquer ponto, e com dois golos marcados e 10 sofridos, numa tabela classificativa que é liderada pelo União da Serra, Benfica de Castelo Branco e Marinhense, todos com quatro pontos.

Na Série D militam os outros quatro clubes alentejanos a disputarem o Campeonato de Portugal, com o saldo da jornada a cifrar-se em três vitórias e um empate para as cores do Alentejo. De destacar que nesta jornada apenas três equipas venceram e foram as três alentejanas: O Elvas, FC Serpa e Juventude de Évora.

A formação do O Elvas continua a sua senda vitoriosa, tendo-se deslocado à Malveira, no passado sábado, onde defrontou o Atlético local, tendo ganho por 1-0, com o golo azul e ouro a ser apontado pelo cabo-verdiano Cleiton Mendonça, à passagem do minuto 29. Com mais esta vitória, os comandados de Bruno Dias são a única equipa da Série D 100% vitoriosa, liderando assim a tabela classificativa, de forma isolada, com seis pontos.

O Juventude de Évora jogou fora de casa, mais concretamente em Portimão, tendo vencido por 2-1 a equipa B do Portimonense. Os comandados de João Mateus entraram praticamente a perder, com um golo sofrido logo aos dois minutos, mas deram a volta ao resultado ainda no primeiro tempo, graças aos golos do guineense Gilson Correia, aos seis minutos, e do brasileiro Lucão, aos 44. Com este triunfo, a equipa eborense ocupa a sexta posição, com quatro pontos, os mesmos que outras cinco equipas: Sintrense, Louletano, Oriental, Alverca B e Alcochetense.

As equipas pertencentes à Associação de Futebol de Beja jogaram ambas nos seus redutos, diante das suas massas associativas.

O FC Serpa recebeu e venceu o GD Lagoa por 2-1, de remontada, como dizem os nossos vizinhos espanhóis, e ao cair do pano. Os comandados de Ricardo Barão chegaram ao intervalo a perder por 1-0, tendo igualado a contenda diante os algarvios já no segundo tempo, aos 61 minutos, por intermédio do angolano José Miranda, e chegado à vitória aos 90+5, pelo brasileiro Aquino, alcançando assim a primeira vitória na prova. O clube do distrito de Beja ocupa a oitava posição com três pontos.

A outra formação do distrito bejense, o CF Vasco da Gama recebeu a equipa B do FC Alverca, tendo “arrancado a ferros” um precioso ponto, já em período de descontos, depois de ter estado a perder por 2-0. Numa segunda parte muito animada, os ribatejanos colocaram-se em vantagem por duas bolas, mas em apenas 12 minutos os comandados de Ricardo Vargas marcaram dois golos. O primeiro foi obtido pelo nigeriano Emmanuel Eze, aos 82 minutos, e o golo do empate foi alcançado aos 90+4, pelo suplente utilizado Guilherme Fouto. A formação da Vidigueira ocupa a 12ª posição, com apenas um ponto.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *