Falar dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, sem lembrar o Comandante Mário Batista Zacarias tornou-se uma tarefa praticamente impossível.
Um dos mais condecorados Bombeiros de Portugal completa hoje 71 anos de vida, uma vida dedicada a uma causa, de forma voluntária e completamente abnegada.
Entrou nos “seus” Bombeiros Voluntários de Estremoz, como voluntário e na categoria de Cadete, ainda não tinha completado 15 anos. Estávamos a 1 de Março de 1968.
Desde esse já longínquo dia até aos dias de hoje, já passaram mais de 56 anos, sempre vividos pelo Comandante Mário Zacarias com os Bombeiros Voluntários de Estremoz no seu coração, tornando-se um ícone que se confunde com a própria organização a que pertence.
Mário Zacarias exerceu funções de Bombeiro Voluntário do quadro activo do Corpo de Bombeiros de Estremoz, entre 01 de Março de 1968 e 13 de Março de 2009 (mais de 41 anos), passando por todos os postos, desde Cadete até 2º Comandante e Comandante Interino, pertencendo desde 13 de Março de 2009 ao Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros de Estremoz.
Durante a sua longa carreira de Bombeiro Voluntário desempenhou missões de Norte a Sul do país, tendo participado nos mais variados teatros de operações.
Possuidor de uma personalidade forte e uma capacidade de comando fora do comum, granjeou junto dos Bombeiros de Estremoz, do Alentejo e de Portugal uma enorme admiração, amizade e respeito.
A sua carreira, o seu trabalho, a sua dedicação e a prática reiterada de actos e serviços altamente relevantes, de carácter amplamente abrangentes e de inquestionável apreço na dignificação e promoção da Causa dos Bombeiros e da Protecção e Socorro, prestados e grandemente reconhecidos, em prol das populações de Estremoz, do Alentejo e de Portugal, enquanto Bombeiro Voluntário e Dirigente Associativo falam por si.
É dirigente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Estremoz, como Vogal da Direcção, desde 31 de Janeiro de 2009.
Há sensivelmente 40 anos, o Comandante Zacarias esteve na origem da fundação da Fanfarra da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Estremoz, fanfarra que nunca deixou esmorecer, chegando mesmo a acompanhá-la em vários pontos do país, sempre que a mesma era convidada para eventos.
Mário Zacarias recebeu várias condecorações:
Medalha de Cobre de 5 anos de Serviço – 19-08-1973 (AHBV Estremoz)
Medalha de Cobre – 1 Estrela – 21-12-1975 (LBP)
Medalha de Prata – 1 Estrela – 15-07-1978 (LBP)
Medalha de Pequeno Uniforme “Dedicação” – 20-08-1978
Medalha de Prata de 10 anos de Serviço – Comportamento Exemplar – 20-08-1978
Medalha de Ouro de 3ª Classe por Comportamento Exemplar – 30-06-1985 (LBP)
Medalha de Ouro de 20 anos de Serviço Efectivo – 21-10-1995
Medalha de Ouro de 30 anos de Serviço – 15-11-1998
Crachá de Ouro de 35 anos de Serviço – 19-10-2003 – Um dos primeiros bombeiros portugueses a receber esta distinção que tem por finalidade galardoar a prática de actos e/ou serviços relevantes de inquestionável contributo para a dignificação da Causa dos Bombeiros.
Medalhão de Honra – Grau Ouro – 12-10-2008 (AHBV Estremoz)
No ano passado, a 18 de Março de 2023, na cerimónia que deu início às Comemorações dos 90 anos dos “Soldados da Paz” de Estremoz, o Comandante Mário Zacarias recebeu das mãos da Secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar, o Crachá de Cidadania e Mérito, condecoração que já lhe tinha sido atribuída a 6 de Dezembro de 2021, e que tem por finalidade galardoar a prática de actos e/ou serviços relevantes de inquestionável contributo para a dignificação da Causa dos Bombeiros.
O Crachá de Cidadania e Mérito é uma condecoração proposta pelas Direcções das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários e carece de unanimidade por parte da Liga dos Bombeiros Portugueses para ratificação da atribuição da mesma ao condecorado. Devido à sua importância/relevo, a mesma só pode ser entregue por um membro do Governo. E são muito poucos os bombeiros nacionais que se podem orgulhar de ter esta condecoração. E o Comandante Mário Zacarias é um deles.
Tem representado, e continua a representar, tanto a Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, como o Comando do Corpo de Bombeiros, em múltiplos eventos oficiais no concelho e fora dele, reuniões, assembleias da Federação de Bombeiros do Distrito de Évora, bem assim como em Congressos da Liga dos Bombeiros Portugueses.
E 56 anos volvidos desde o dia em que foi admitido nos Bombeiros Voluntários de Estremoz, Mário Zacarias é uma presença constante no seio da instituição. E como os seus olhos brilham sempre que fala nos Bombeiros Voluntários de Estremoz.
Por tudo o que foi escrito anteriormente apenas nos resta uma frase: MUITO OBRIGADO COMANDANTE ZACARIAS!