Na tarde da passada sexta-feira, 1 de Maio, foi apresentada no stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a Rota Literária do Concelho de Sousel. A apresentação foi feita pelo vereador da Câmara Municipal de Sousel, Diogo Espanhol, e pelo escritor residente no concelho souselense, Afonso Cruz.
Durante a sua alocução, Diogo Espanhol explicou que “a Rota Literária do Concelho de Sousel integra a Rede de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo da ERT, projecto âncora que visa dotar a região de uma rede formada por rotas de escritores, obras literárias ou outros pontos de interesse dentro desta temática”.
Segundo a autarquia liderada pelo socialista Manuel Valério, “o ponto de partida” da Rota Literária do Concelho de Sousel “foi a criação da Biblioteca Afonso Cruz / Era Uma Voz”, em Junho de 2021, “partindo do acervo pessoal” do escritor há muito radicado no concelho de Sousel.
A edilidade refere ainda que, ao longo de 2022/2023, “foram desenvolvidas nove residências literárias de escritores nacionais com obra publicada e percursos consolidados, cuja colaboração em muito prestigia este projecto”. A Rota Literária do Concelho de Sousel vai nascer dos contos criados por esses escritores.
De referir que o Município de Sousel, em parceria com a associação “Era Uma Voz”, candidatou o seu Projecto de Turismo Literário à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal, em Novembro de 2019.
Fotos: Município de Sousel