• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

Elvas – Castelo de Barbacena vai ser convertido em Hotel de Charme

Foi apresentado no dia de ontem, terça-feira, 11 de Fevereiro, na Câmara Municipal de Elvas, o projecto de conversão do Castelo de Barbacena, localizado naquela freguesia do concelho elvense, em Hotel de Charme.

A apresentação decorreu na presença do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão de Almeida e foi feita pelo dono da empresa Chaves do Areeiro, Paulo Luz, que adquiriu o imóvel em Novembro passado.

Esta apresentação teve lugar depois do parecer positivo por parte do Ministério da Cultura e da aprovação, quer do projecto em si, quer do projecto de especialidades referente à requalificação deste monumento localizado na freguesia de Barbacena.

Segundo as informações veiculadas durante a apresentação, as obras devem arrancar em Maio deste ano, tendo as mesmas uma duração prevista de dois anos.

O Hotel de Charme irá ter 12 quartos, piscina e existe ainda a possibilidade de, na zona dos balneários, poder vir a surgir um SPA. A requalificação do Castelo de Barbacena em Hotel de Charme representa um investimento da empresa Chaves do Areeiro na ordem dos quatro milhões de euros, e irá permitir a criação, numa fase inicial, de cerca de uma dezena de postos de trabalho.

O Presidente da Câmara Municipal de Elvas salientou que “a licença para as obras está pronta a ser levantada” e que a edilidade a que preside irá estar disponível para colaborar, dentro daquelas que são as suas competências.

O autarca mostrou-se ainda “satisfeito por poder dar esta excelente notícia à população desta vila”, desejando “ser desta que assistimos à recuperação deste património de grande valor histórico para o concelho e em especial para Barbacena“.

O Castelo de Barbacena, cuja primitiva edificação remonta ao reinado de D. Afonso III (1248-1279), foi reconstruído no reinado de D. Manuel I (1495-1521), rei que elevou a povoação a concelho.

Em 24 de Janeiro de 1967 foi declarado Imóvel de Interesse Público, pese embora a sua propriedade seja de privados.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *