Chama-se LEME e acontece em Ílhavo, a partir de hoje, 5 de Dezembro e até ao próximo domingo, 8 de Dezembro.
Este festival de circo contemporâneo, um dos mais importantes do género que se realiza em Portugal, e que acolhe naquela localidade do distrito de Aveiro centenas de profissionais da área, em representação de 19 companhias, conta nesta edição de 2024 com o estremocense João Pataco como “Artista Residente”, tendo sido atribuído pela organização ao artista natural de Estremoz uma bolsa para a criação do seu próprio espectáculo.
O LEME, que é organizado pelo Município de Ílhavo, através do projecto cultural 23 Milhas, em parceria com a Bússola, organização de desenvolvimento de projectos artísticos, apresenta mais de 50 sessões de 19 espectáculos, a maior parte em estreia nacional.
O Laboratório de Artes Teatro Vista Alegre será palco de “EGO”, criação de João Pataco, que é o segundo espectáculo de uma triologia.
Segundo o próprio João Pataco, “este espectáculo utiliza o corpo como instrumento central, explorando a ilustração de extremos e a elasticidade mental do nosso eu mais cru e artificial, testando os limites da figura humana”.
A performance funde o universo musical, o teatro, a fantasia e o movimento. O clímax da peça é alcançado através do confronto e disputa de duas personalidades distintas que coexistem dentro do mesmo Ser.
Ao desconstruir conceitos enraizados, o cenário cria uma estética intimista e poética.
“EGO” celebra a coragem da busca pela autenticidade e harmonia interior.
Para o artista, este “é um espectáculo que envolve a autodescoberta, a transformação e liberdade”.
Recentemente, João Pataco marcou igualmente presença na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, no passado dia 16 de Novembro, na Noite Europeia do Circo.
Ardina do Alentejo está em condições de avançar, em primeira mão, que João Pataco, que em 2020 venceu com o seu amigo e companheiro de estrada, o também estremocense Miguel Tira-Picos, o concurso de caça-talentos da RTP “Got Talent Portugal”, irá pisar o palco do centenário e emblemático Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, com o seu “EGO”, no Verão de 2025, mais concretamente em 19 de Julho.
Imagem: DR | Cartaz: DR