![](https://ardinadoalentejo.pt/wp-content/uploads/2024/01/tiago_cabaco_winery_pub_af.gif)
![](https://ardinadoalentejo.pt/wp-content/uploads/2024/01/ardina_do_alentejo_pub-891x1024.jpg)
Deflagrou, durante a tarde deste sábado, 20 de Julho, na zona do Bairro das Quintinhas, em Estremoz, um incêndio, situação já recorrente naquele complexo habitacional localizado na zona norte da cidade e sobejamente conhecida das autoridades.
Segundo a informação recolhida pelo Ardina do Alentejo junto do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo Central, o alerta para este incêndio em detritos foi dado pelas 18:43 horas.
Para o local foram accionadas as corporações dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, Borba e Vila Viçosa, num total de 24 elementos, auxiliados por cinco veículos. Marcaram igualmente presença vários elementos da Esquadra de Estremoz da Polícia de Segurança Pública (PSP).
![](https://ardinadoalentejo.pt/wp-content/uploads/2024/01/pub_tractomoz.jpg)
Através de uma publicação efectuada na página oficial dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, na rede social Facebook, o Comandante da corporação calipolense revela que “à sua chegada” para combater o referido incêndio no Bairro das Quintinhas, “os Bombeiros de Vila Viçosa foram recebidos por populares de uma etnia com pedradas, danificando o veículo”.
Na mesma publicação, Nuno Pinheiro repudia “estas atitudes” para com os seus operacionais, “que vão com a sua missão e responsabilidade de ajudar quem precisa”. O Comandante deixa ainda “uma palavra de apreço aos Bombeiros de Vila Viçosa, Estremoz e Borba que se encontravam no serviço”, salientando “a coragem de enfrentarem estas situações, para as quais não estão preparados”.
Após ter tido conhecimento dos factos ocorridos na tarde de sábado, e numa publicação efectuada igualmente na rede social Facebook, a Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora “repudia firmemente estas atitudes” e considera “lamentável estes acontecimentos sucessivos que agridem e põe ainda mais à prova o espírito de voluntário e profissionalismo dos nossos bombeiros“.
A publicação culmina deixando “uma palavra de conforto e coragem” aos bombeiros no terreno, “porque apesar de às vezes não parecer, vós, Bombeiros, estão no caminho certo, sempre do lado do bem, e da salvaguarda dos bens e da vida! De todos, mesmo de todos os cidadãos“.
Foto: DR