• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

PUB

Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho recebe exposição de Aníbal Falcato Alves

Será inaugurada no próximo sábado, 23 de Março, pelas 16 horas, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho, a exposição “Aníbal Falcato Alves”, mostra integrada no programa comemorativo “50 anos em Liberdade: Comemorações do 50º aniversário da Revolução de Abril de 1974”.

Em nota de imprensa enviada pelo Município de Estremoz às redacções, é efectuado o percurso de vida deste ilustre estremocense: “Aníbal Falcato Alves nasceu em Estremoz, em 1921. Aos 10 anos começou a trabalhar como caixeiro, profissão que conservou durante 40 anos. Fez o curso de canteiro artístico. Em 1971, ingressou no ensino como professor de trabalhos manuais, profissão que abandonou em 1991. Autor de vasta e riquíssima obra sobre a cultura alentejana, que compreende recolhas gastronómicas e peças de artesanato em madeira e papel, realizou inúmeras exposições na região. Data de 1987 a sua primeira exposição individual, em Almada, no Grupo de Teatro Campolide, contando com mais de 30 exposições no país, entre individuais e colectivas. Fundador do Cine Clube de Estremoz, então um dos mais importantes do país, e do Círculo Cultural de Estremoz. Sócio da Sociedade de Belas Artes na altura do ressurgimento, bem como da Gravura e da Cooperativa Árvore, na sua fundação. Militante do PCP desde a década de 50, teve participação destacada na luta contra a ditadura fascista e integrou activamente as campanhas do General Norton de Matos e Humberto Delgado. Faleceu em Junho de 1994”.

A exposição “Aníbal Falcato Alves” poderá ser visitada na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho até ao dia 2 de Junho.

Foto: RTP e CM Estremoz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *