

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura mais elevada registada este domingo, dia 29 de Junho, foi de 46,6º graus Celsius, e registou-se em Mora, no distrito de Évora.
Este é um valor próximo da temperatura máxima do ar registada em Portugal, a 1 de Agosto de 2003, então 47,3º graus na Amareleja, no concelho de Moura, distrito de Beja.
“Para já, a temperatura mais elevada no dia de hoje [domingo], até esta hora, foi 46,6ºC em Mora”, afirmou a meteorologista Alexandra Fonseca do IPMA, ressalvando que são valores preliminares que carecem de confirmação pela Divisão do Clima.
Ainda segundo Alexandra Fonseca, aquele valor foi registado às 15:30 horas.
Já no sábado, foram registados 45,4ºC em Alvega, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém. Ambos os valores são recordes para Junho em Portugal, já que a temperatura mais alta alguma vez registada neste mês tinha sido de 44,9ºC, em Alcácer do Sal, a 17 de Junho de 2017, ainda segundo as indicações da meteorologista.
Alexandra Fonseca adiantou que para segunda-feira “começa a haver uma descida das temperaturas em alguns locais do país, no entanto, ainda é uma descida que não é muito significativa”.
“Vai notar-se, principalmente, na faixa costeira da região Centro e, portanto, o país, principalmente no Interior, vai manter-se com estas temperaturas elevadas”, declarou.
A meteorologista do IPMA explicou que, “apesar de descer um, dois graus, no Interior essas temperaturas ainda estarão elevadas”, justificando o aviso vermelho emitido pelo IPMA.
Devido à onda de calor que está a atingir o país, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, até terça-feira: Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
Os restantes distritos estarão com avisos laranja (o segundo mais grave) e amarelo, variando nos dias.
com LUSA