• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

Souselense Teresa Firmino conquista prestigiado prémio internacional de jornalismo

Com a reportagem “Adeus, meu estômago”, publicada a 19 de Julho do ano passado no jornal Público, a souselense Teresa Firmino conquistou o prestigiado prémio “June L. Biedler de Jornalismo sobre Cancro”, atribuído pela Associação Americana de Investigação do Cancro (AACR).

Este trabalho multimédia foi desenvolvido em coautoria com as jornalistas Joana Gonçalves e Gabriela Pedro.

Ao longo de um ano e meio, as três jornalistas acompanharam a luta de uma família portuguesa, residente no Norte de Portugal, contra uma doença rara, uma mutação genética que aumenta o risco de um tipo de cancro gástrico hereditário.

A reportagem foi distinguida na categoria “Online e Multimédia” e será formalmente reconhecida numa cerimónia pública que irá decorrer em Chicago, no próximo dia 27 de Abril, durante a abertura da Conferência Anual da AACR.

A AACR sublinha que “estes prémios pretendem destacar extraordinários exemplos de jornalismo sobre cancro e reconhecer jornalistas profissionais que produziram histórias precisas, informativas e apelativas”.

Em nota de imprensa enviada às redacções, a Câmara Municipal de Sousel refere que “este prémio internacional é um justo reconhecimento da dedicação, sensibilidade e rigor jornalístico de Teresa Firmino, cuja ligação à nossa terra muito nos honra”. A edilidade liderada pelo socialista Manuel Valério salienta que “o seu contributo para uma maior consciencialização sobre doenças raras e para a dignificação do jornalismo de investigação merece todo o nosso aplauso”.

A missiva culmina com a autarquia de Sousel a endereçar “os mais sinceros parabéns à Teresa Firmino”, e desejando-lhe “contínuo sucesso na sua carreira e reiterando o orgulho que representa para o concelho de Sousel ver o seu talento reconhecido além-fronteiras”.

A reportagem, em formato documentário, conta com texto e entrevistas de Teresa Firmino, vídeo e edição de Joana Gonçalves, e ilustração e animação de Gabriela Pedro. “Adeus, meu estômago”, que Ardina do Alentejo apresenta de seguida, também foi transmitida pela RTP3, em Agosto do ano passado.

com Público | Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *