Realizou-se na tarde deste domingo, 20 de Outubro, os três jogos da terceira eliminatória da 85ª edição da Taça de Portugal que envolveram clubes alentejanos.
E há dois clubes do Alentejo que seguem em frente na prova rainha do futebol português: Elvas CAD e Lusitano de Évora GC.
O Lusitano de Évora GC, que disputa o Campeonato de Portugal, derrotou, por 4-3, após o desempate através da marcação de grandes penalidades, o primodivisionário Estoril Praia, vestindo assim o fato de tomba-gigantes.
Não houve golos durante os 90 minutos, nem nos 30 minutos de prolongamento, levando assim a decisão de quem passava à próxima eliminatória, os 16 avos de final, para a marca das grandes penalidades.
E na chamada “lotaria dos penalties” foi mais forte a equipa alentejana, marcando os verde e branco quatro grandes penalidades contra as apenas três apontadas pelos canarinhos do Estoril Praia. E Pedro Russiano, técnico do Lusitano de Évora GC, garantiu aos jornalistas no final da partida que “não foi lotaria” porque “trabalhámos toda a semana as grandes penalidades porque acreditava que podíamos lá chegar”.
A outra equipa alentejana que vai marcar presença no sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal é o Elvas CAD.
A formação azul e ouro venceu o Torreense SC, da II Liga, por 3-2, após prolongamento.
A equipa liderada por Pedro Hipólito, que disputa o Campeonato de Portugal, chegou ao intervalo a vencer por 2-1, com golos de Lewis Enoh, logo no primeiro minuto, e do colombiano César Medina, na marcação de uma grande penalidade, aos 37 minutos. Pelo meio, o Torreense SC marcou aos 11 minutos, pelo espanhol Manuel Pozo.
Os homens de Torres Vedras alcançaram o empate que ditou o prolongamento, aos 59 minutos, por intermédio do também colombiano Juan Balanta.
No prolongamento, aos 106 minutos, o camaronês Lionel Yombi apontou o golo que carimbava o passaporte da formação de Elvas para a próxima fase da Taça de Portugal, fixando assim o resultado final em 3-2.
A única equipa alentejana que fica pelo caminho nesta competição é a formação da Associação de Futebol de Beja, o Moura AC.
Os homens do Baixo Alentejo deslocaram-se até ao Norte do país, mais concretamente ao concelho de Guimarães, para defrontarem a formação do Brito SC, tendo perdido por 1-0, com o golo dos homens da casa a ser apontado aos 65 minutos de jogo. Termina assim o percurso do Moura AC na 85ª edição da Taça de Portugal.
Elvas CAD 3 vs Torreense SC 2 (após prolongamento)
Lusitano de Évora GC 0 vs Estoril Praia 0 (4-3 nas grandes penalidades)
Brito SC 1 vs Moura AC 0