O conjunto azulejar “Os Painéis da Vida de São Filipe de Néri”, localizado na portaria do Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Congregados do Oratório de São Filipe de Néry, que nos dias de hoje é a entrada da Câmara Municipal de Estremoz, está a ser alvo de intervenção de conservação e restauro.
Segundo nota de imprensa enviada às redacções pela autarquia estremocense, a intervenção do conjunto azulejar tem como objectivos “a manutenção, preservação, conservação e restauro do mesmo, devolvendo estabilidade físico-química aos painéis de azulejos, de modo a evitar mais perdas e danos irreparáveis e irreversíveis, assim como devolver-lhe a leitura e estética inicial” nomeadamente no restauro das figuras.
Ainda segundo a edilidade estremocense “este processo faz parte da primeira fase de intervenção do complexo conjunto azulejar do Convento dos Congregados”, sendo que o objectivo passa também por intervencionar, em fases posteriores, o conjunto da Escadaria e do Átrio Superior.
O Município de Estremoz refere continuar assim a sua “política de restauro e conservação de elementos patrimoniais de enorme relevância para o concelho, devolvendo-lhes dignidade e possibilitando a sua fruição pelos estremocenses e turistas”.
Os painéis sofreram alguns danos em meados do século XIX, após a ocupação do Convento por destacamentos militares nacionais. São estes danos que agora estão a ser intervencionados.
A edilidade liderada por José Daniel Sádio revela que “os trabalhos de conservação e restauro vão ser realizados in-situ pelo Laboratório de Investigação, Conservação e Restauro de Cerâmica e Figurado em Barro de Estremoz do Município de Estremoz”, sendo possível observar o decorrer dos trabalhos ao vivo.
Foto: DR