• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

Banda da Sociedade Filarmónica Luzitana em concerto no jardim do Museu Berardo Estremoz

O Jardim do Museu Berardo Estremoz será palco, no próximo dia 24 de Agosto, a partir das 21:30 horas, de um concerto pela banda da Sociedade Filarmónica Luzitana.

Este espectáculo, que tem entrada livre, surge no âmbito da comemoração do 184º aniversário da Luzitana, a mais antiga banda do país em actividade, sem interrupção, que já ostentou o título de “Real”, e que no dia seguinte ao concerto, a 25 de Agosto, completa 184 anos de vida.

A banda da Sociedade Filarmónica Luzitana é actualmente dirigida pelo Maestro Luís Ferreira de Matos e destaca-se pela divulgação e ensino da música, através de aulas, de actuações e da colaboração na realização de eventos culturais e recreativos, contribuindo para a valorização da cultura local.

A Sociedade Filarmónica Luzitana, nascida a partir da extinta Banda Marcial do Batalhão de Voluntários de Estremoz da Senhora D. Maria II, tomou definitivamente o nome de Luzitana em 1875.

Em Janeiro de 1894, por despacho da Direcção Geral da Administração Política e Civil do Ministério dos Negócios do Reino, D. Carlos distinguiu-a com o galardão de “Real”, tendo o monarca sido eleito seu presidente honorário a 04 de Julho do mesmo ano.

Na altura, a filarmónica deslocava-se regularmente ao Paço Ducal de Vila Viçosa para animar festas e jantares com a presença do Rei D. Carlos.

Até 1910, a banda designava-se por Real Filarmónica Luzitana, passando a partir da implantação da República a denominar-se Sociedade Filarmónica Luzitana.

Foi considerada pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio como a banda filarmónica mais antiga de Portugal com actividade ininterrupta.

A colectividade já foi agraciada com a Medalha de Ouro de Instrução e Arte e com a Medalha de Mérito Municipal e em 2006 gravou o seu primeiro CD multimédia.

Venha assistir e faça parte de mais um momento especial na história da “Luzitana”!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *