• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

Castelo de Vide – Jovens feridas por tiros de caçadeira. Suspeito espanhol já foi detido

Segundo revelou fonte hospitalar, as duas jovens que sofreram ferimentos graves provocados por tiros de caçadeira, junto a uma barragem em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, foram transferidas na madrugada desta quarta-feira para o Hospital de São José, em Lisboa.

Ilídio Pinto Cardoso, porta-voz da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), na qual está integrada o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, referiu em declarações à Lusa que as duas jovens, de 17 e 22 anos, foram transferidas após serem estabilizadas na unidade hospitalar alentejana.

As vítimas “foram assistidas no local” da ocorrência pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e “deram entrada no Hospital de Portalegre cerca da 01:30” de hoje, indicou.

A mesma fonte acrescentou que já no hospital alentejano “foram observadas, fizeram exames, foram estabilizadas do ponto de vista clínico” e a seguir foram “transportadas de ambulância, com carácter de urgência, para o Hospital de São José”.

Ilídio Cardoso revelou que “a jovem de 17 anos foi para a cirurgia plástica e a de 22 anos foi para ortopedia”.

As duas jovens foram atingidas por tiros de caçadeira, que provocaram ferimentos considerados graves, junto à Barragem de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, na noite da passada terça-feira, revelou à Lusa a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Fonte do Comando Territorial de Portalegre da GNR disse também que um homem, de 74 anos, de nacionalidade espanhola, residente nas imediações da barragem à cerca de três anos, foi detido por suspeita da autoria dos disparos, logo no local onde ocorreu a alegada tentativa de homicídio.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Alentejo disse que o alerta para esta ocorrência foi dado às 23:50 de terça-feira, 6 de Agosto.

Segundo a fonte da GNR, uma das vítimas apresentava ferimentos na zona lombar, enquanto a outra foi atingida numa das mãos.

A guarda salientou que quando os militares chegaram ao local, após o alerta dado por uma pessoa que foi avisada da situação pelas vítimas, as duas estavam manietadas, uma delas com braçadeiras de plástico.

Afirmando desconhecer os motivos pelos quais ocorreu a alegada tentativa de homicídio, a fonte da GNR adiantou que o suspeito reside junto à barragem e, quanto às jovens, uma vive em Castelo de Vide e a outra na zona de Lisboa.

Segundo informação avançada pela SIC Notícias, estão a ser investigados crimes de natureza sexual no ataque às duas vítimas.

As operações de socorro mobilizaram os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide, a GNR e o INEM, com 25 operacionais, apoiados por 11 veículos.

De acordo com a GNR, o detido, que pernoitou nas instalações da GNR de Nisa, deverá ser ouvido ainda durante esta quarta-feira, 7 de Agosto, em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Nisa para a eventual aplicação de medidas de coação.

O caso, que por envolver crimes de tentativa de homicídio e de natureza sexual, passou para a alçada da Polícia Judiciária (PJ).

com LUSA | Foto: Carlos Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *