A música, o cinema, o teatro, as intervenções artísticas e as diversas actividades dirigidas às famílias são apenas alguns dos destaques da programação de Verão, promovida pela Câmara Municipal de Évora.
Um conjunto alargado de iniciativas, com entrada livre, e que irão decorrer essencialmente no espaço público, vão animar a cidade eborense durante os meses de Julho e Agosto.
O Jardim Público, o Parque Infantil, a Praça 1.º de Maio e a Praça de Giraldo são alguns dos locais onde os eborenses e os turistas poderão usufruir das dezenas de eventos que vão acontecer ao longo dos próximos dois meses.
Quanto a concertos, o cartaz arranca no próximo sábado, 13 de Julho, com o espectáculo “Anónimos de Abril”, que integra Rogério Charraz e José Fialho Gouveia. Seguem-se, ainda em Julho, Eugénia Contente Trio, no dia 19, Bruno Pernadas, no dia 20, o artista eborense Valas, no dia 26, e Naná Sousa Dias & Vera de Vilhena Quarteto, a 27 de Julho.
Já em Agosto, Luca Argel actua no dia 3, seguindo-se JP Simões, no dia 10, Beatriz Felício, no dia 17, Márcia, no dia 24, e o encerramento do “Verão em Évora” far-se-á com a banda “Fogo Fogo”, no dia 31 de Agosto.
Segundo informação adiantada pela autarquia eborense, todos os concertos acima descritos vão decorrer no palco do Jardim Público, com excepção do Eugénia Contente Trio, que actuará na Praça de Giraldo, local onde se realizarão espectáculos musicais de carácter mais intimista.
A iniciativa “Capote à Sombra” está calendarizada para as arcadas do Palácio D. Manuel.
A programação começou no início do mês de Julho, com ciclos de cinema no Pátio do Inatel, às terças-feiras, e no Convento dos Remédios, às quintas-feiras. Em Agosto, as sessões de cinema ao ar livre vão ter lugar na Praça 1º de Maio, às quintas-feiras, sempre às 22 horas.
O teatro também vai acontecer a partir de 11 de Julho, no Largo Chão das Covas. Em cena estará “A Sapateira Prodigiosa”, uma produção do Centro Dramático de Évora (CENDREV). Agendadas estão também apresentações de novo circo, para o público em geral, e teatro de marionetas, contos e animação de rua a pensar nos mais novos, com iniciativas no Parque Infantil, durante as manhãs de sábado.
O Centro Interpretativo da Cidade de Évora (CICE) vai realizar visitas, oficinas e exposições centradas em várias temáticas da história da cidade.
A programação completa do “Verão em Évora” está disponível em www.cm-evora.pt.