A edição de 2024 do Festival do Peixe do Rio entra na sua recta final, terminando no próximo domingo, dia 3 de Março.
Mas o principal momento de projecção do concelho de Alandroal, e consequentemente de promoção das suas potencialidades, tem ainda um vasto programa para usufruir, para além da possibilidade de degustar, em 16 restaurantes do concelho, de verdadeiras iguarias elaboradas com as mais variadas espécies de peixe do rio, desde novidades a sabores ancestrais, aliando a inovação à tradição. Só para lhe abrir o apetite, Ardina do Alentejo deixa-lhe apenas seis sugestões: Caldeta de Barbo, Lúcio-Perca com Molho de Poejo, Ceviche de Lúcio-Perca, Peixe do Rio Frito com Açorda de Ovas e Salada, Barbo Frito com Migas de Espargos e Filetes de Lúcio-Perca.
No dia de hoje, sexta-feira, primeiro dia do mês de Março, decorrerá a partir das 21:30 horas, no Fórum Cultural de Alandroal, um concerto com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa “Mundos”, com direcção do maestro João Defeza.
O dia de amanhã, sábado, está repleto de iniciativas e actividades. A partir das 08 horas da manhã, e com partida do Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias, decorrerá a II Maratona Fotográfica, e entre as 10 e as 18 horas, a Praça da República será palco para a Feira de Produtos Locais.
A partir das 12 horas, a Feira de Produtos Locais e os estabelecimentos aderentes irão receber a visita dos “Zuluband”, que farão a animação musical do penúltimo dia do Festival do Peixe do Rio do Alandroal.
Já no período da tarde, na Praça da República, com início pelas 15:30 horas, decorrerá um animado Peddy Paper, cujo tema é “À Descoberta do Alandroal”, e cujas inscrições para participar deverão ser feitas na Biblioteca Municipal de Alandroal.
O programa do dia 2 de Março culmina com uma organização da AJA – Associação Jovem Alandroalense, o “Sunset AJA”, que se inicia pelas 16 horas, no Mercado Municipal.
O domingo, dia final da edição de 2024 do Festival do Peixe do Rio do Alandroal, começa bem cedo. Numa organização da Associação de Pesca Pesquinsindex “Os Marujos”, em Juromenha – Monte Branco, a partir das 08:30 horas, decorrerá o já tradicional Concurso de Pesca Desportiva do evento.
Meia hora mais tarde, às 09 horas, com concentração na Junta de Freguesia de Santiago Maior – Aldeia das Pias, terá início o Percurso Pedestre “Pedra Alçada”.
O Polidesportivo da Aldeia da Venda, a partir das 13 horas, recebe aquele que é considerado por muitos como um dos pontos altos do programa, onde o convívio e a degustação dos sabores e saberes de um prato típico elaborado com o peixe do rio estão de mãos dadas. E como gosta de salientar o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, estão todos convidados para a “Caldeta para todos”.
À semelhança do dia anterior, também no domingo, entre as 10 e as 18 horas, a Praça da República será palco para a Feira de Produtos Locais.
A animação musical do último dia do Festival do Peixe do Rio será assegurada pelo Grupo “Al-Canti”, que a partir das 12 horas, percorrerão a Feira de Produtos Locais e os estabelecimentos aderentes.
E o programa de 2024 desta verdadeira montra do concelho de Alandroal, termina na Praça da República, com o workshop “Construção de Peixes”, que terá o seu início pelas 15:30 horas.
Foto: DR