

É já considerado uma tradição, e com direito a marcação nas agendas dos festivaleiros de Norte a Sul do país: no final do mês de Agosto há Festival do Crato.
E a edição de 2025 conta com um dia extra e… à borla.
O Festival do Crato irá decorrer entre 26 e 30 de Agosto, embora inicialmente tudo apontasse para que o festival realizado no Norte Alentejano tivesse início a 27 de Agosto.
O dia inaugural da edição deste ano vai contar com a presença dos britânicos Cutting Crew, responsáveis pelo mega êxito “(I Just) Died In Your Arms”, lançado em 1987 e que vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo, sendo ainda hoje reconhecida como uma das músicas mais marcantes dos anos 80.
O dia 26 de Agosto, e segundo a organização, será também “uma noite de celebração alentejana”. Confirmados para a noite inaugural estão Os Vizinhos, mentores do sucesso “Pôr do Sol”, e Os Raíz, banda oriunda de Fronteira, que pisarão o palco com Àtoa, Los Romeros, Afonso Dubraz e Kika, enquanto convidados. A noite ficará ainda marcada com a actuação do projecto Remember Old Times, que traz de volta as músicas e a diversão dos anos 80, 90 e 2000. No palco After Hours, a festa continua pela noite dentro com DJ Dadda, DJ LK da Escócia, DJ Matcho, DJ Ana Isabel Arroja e a dupla Insert Coin.
Joaquim Diogo, director do Festival do Crato afirmou que “este dia extra gratuito é um presente para o público fiel que todos os anos enche o Crato de vida e queríamos surpreender todos os que fazem parte desta festa”. O também Presidente da Câmara Municipal do Crato acrescentou que “começamos a festa mais cedo e com o pé direito”.
Nos outros dias do festival actuam nomes de peso como Wet Bed Gang, Plutónio, Mizzy Miles, Matuê, Lon3r Johny e Profjam, JÜRA, Skunk Anansie, GNR, Luís Trigacheiro e convidados, Zé Felipe, Fernando Daniel e Nena. Um cartaz eclético e diversificado, que Joaquim Diogo defende ser uma preocupação do festival todos os anos: “O que o Festival do Crato faz todos os anos é tentar ser o mais abrangente possível e ir ao encontro de muitos gostos musicais. Temos uma forma de estar onde gostamos muito que as várias gerações possam experimentar aquilo que são diferentes ritmos de música e novos projectos para que quem nos visite fique surpreendido”.
Para além dos artistas internacionais e nacionais que vão animar os fins de tarde e noites no recinto do festival, decorrerá a Feira de Artesanato e Gastronomia, parte importante do evento, destacando a cultura e as tradições locais. “O Festival do Crato acaba por nos posicionar em termos daquilo que é a nossa marca, aquilo que é o nome deste concelho magnífico deixando sempre um rastro a quem vem nesses dias para conhecer os seus monumentos, as suas dinâmicas e, a gastronomia, que é sempre um ponto de atracção” acrescentou Joaquim Diogo.
com NIT