• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

“Just a Change” regressa a Odemira para reabilitar habitações de famílias vulneráveis

Reforçando o compromisso conjunto na promoção da dignidade habitacional e inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade, a associação “Just a Change” e o Município de Odemira estabeleceram um Protocolo de Colaboração tendo em vista a edição de 2025 do programa “Camp In Odemira”.

O protocolo foi assinado no edifício dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e por Guilherme Fogaça, Director de Operações “da Just a Change”.

Segundo a autarquia de Odemira, o “Camp In Odemira 2025” irá decorrer entre 28 de Julho e 10 de Agosto, “com a participação de 25 voluntários, e serão intervencionadas quatro habitações, beneficiando directamente oito residentes nas freguesias de São Salvador e Santa Maria, São Luís e Vila Nova de Milfontes”. Este é o quarto ano consecutivo de colaboração entre as duas entidades, numa iniciativa promovida por equipas de voluntários de todo o país que tem vindo a transformar vidas através da reabilitação de habitações degradadas.

A intervenção, que compreende trabalhos de reabilitação, reparações, pinturas e visa a melhoria da eficiência energética das casas, envolve um investimento total de 78.353,94€, dos quais 52.000,00€ serão comparticipados pela Câmara Municipal de Odemira”, acrescenta a edilidade em nota de imprensa enviada às redacções. “O restante valor será assegurado através do “Programa de Inclusão Energética” da EDP, do fundo social da “Just a Change” e de parceiros empresariais”, refere a autarquia.

O Município de Odemira conta com o apoio das Juntas de Freguesia e assegura ainda o alojamento dos voluntários, apoio técnico especializado e apoio logístico, bem como a gestão de resíduos das obras.

Desde 2010 que a “Just a Change” é um exemplo nacional de intervenção social participativa e sustentável, tendo promovido mais de 700 intervenções, em cerca de 500 casas de família e instituições sociais e beneficiado cerca de 14 mil pessoas, dos quais 900 residentes em casas particulares e 13 mil utentes de instituições de apoio social, mobilizando mais de 26 mil voluntários.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *