

Um dos festivais de jazz mais conceituados do país, o Portalegre Jazzfest, está de regresso e já vai na sua 20ª edição.
Entre os dias 9 e 13 de Abril, o evento decorrerá no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP) e em outros locais da cidade. A programação é diversificada, descentralizada e repleta de jovens promessas e nomes conceituados do panorama nacional, europeu e mundial do jazz contemporâneo.
O Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino (MTGF) recebe no próximo dia 9, pelas 18:30 horas, a abertura do festival, num concerto com entrada livre e que contará com a presença de um dos nomes maiores do jazz português, iniciando-se assim o ciclo de contrabaixistas a solo no MTGF: Carlos Barretto, que apresentará o seu álbum de 2024, “Lonely Dog”, onde explora ao máximo as possibilidades tímbricas do instrumento, quer no arco quer em pizzicato ou recorrendo a alguns efeitos electrónicos.
Ainda na quarta-feira e na igreja do Mosteiro de São Bernardo, também com entrada livre, actuará outro grande nome do contrabaixo nacional, Carlos Bica, acompanhado de João Barradas, no acordeão.
Na quinta-feira, dia 10, o concerto inicial no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino voltará a contar com toda a maestria e originalidade de Carlos Bica, desta feita a solo, essencialmente em torno do jazz, mas também envolto num folk misterioso e belo, que contêm em si laivos de uma distante portugalidade.
A noite inicial do JazzFest, no seu palco de eleição, o Grande Auditório do CAEP será do pianista espanhol Dorantes, com o seu álbum “Identidad”, que espelha a sua linguagem natural, o flamenco e a sua intensidade pela música contemporânea.
Como novidade, nesta edição “redonda” do JazzFest, haverá concertos, a terminar a noite, nos claustros do Convento de Santa Clara, e igualmente com entrada gratuita: dia 10, será a vez do projecto dinamarquês Emmeluth’s Amoeba Quartet, numa mistura entre free jazz e música de câmara.
No dia 11, sexta-feira, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, actuará o contrabaixista esloveno Gasper Livk, e à noite, no Grande Auditório do CAEP, o grande destaque do dia será o concerto do guitarrista Bruno Pernadas e do saxofonista José Soares. Para terminar mais uma noite do Festival de Jazz de Portalegre, nos claustros do Convento de Santa Clara, actuará o trio da saxofonista dinamarquesa Mia Dyberg.
O quarto dia do JazzFest começará no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, com o concerto do conceituado contrabaixista americano Michael Formanek. No Grande Auditório do CAEP decorrerá um dos concertos mais aguardados do festival, com o duo americano de Chris Porter, no saxofone alto e de Craig Taborn, no piano, numa mistura entre originais e standards, com uma mescla de música electrónica e acústica.
O fim da noite do sábado, dia 12, será de novo nos claustros do Convento de Santa Clara, com a francesa Eva Risser no piano vertical preparado e a revisitação da composição “Aprés un Rêve”, de Gabriel Fauré.
Para encerrar com chave de ouro a 20ª edição do Portalegre Jazzfest, a noite de domingo no Grande Auditório do CAEP será exclusivamente do quarteto da estrela britânica em ascensão, Emma Smith, uma artista feminina de jazz “self made”, numa missão para ser ouvida e ter impacto no mundo de “hoje”, com um som de “ontem”.
Tal como o ano passado, em parceria com a aKadémia Jazz, haverá duas jam sessions abertas ao público, nos dias 12 e 13, no espaço “Improvisos” do Business Center de Portalegre.
O programa da edição de 2025 do Portalegre Jazzfest engloba ainda as sempre concorridas e tradicionais provas de vinhos e de produtos regionais, assim como a Feira do Disco e do Livro, em colaboração com a editora Clean Feed.
Os bilhetes para o Jazzfest poderão ser adquiridos no CAEP, com reservas disponíveis através do número 245307498. Os preços variam entre os 10€, para o bilhete diário dos concertos no Grande Auditório e os 25€ do passe, que permite a entrada nos quatro concertos do CAEP.
Foto: DR