• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

“God Save The King” Noah Hoobs, vencedor da Volta ao Alentejo 2025

Aos 20 anos, o britânico Noah Hobbs, da EF Education/Aevolo, tornou-se no novo “King” da Volta ao Alentejo, passando a ser o mais jovem corredor a triunfar na “Alentejana”.

À vitória na classificação geral individual, o ciclista natural de Londres junta-lhe o primeiro lugar nas classificações dos Pontos e da Juventude, para além dos triunfos obtidos nas etapas que terminaram em Moura e em Arraiolos, e dos dois segundos lugares nas etapas com chegada a Grândola e a Évora.

Apesar da sua tenra idade, Hobbs mostrou ser um corredor muito maduro e de grande futuro, e certamente vai ascender rapidamente à equipa principal, onde milita o português Rui Costa.

A derradeira etapa da Volta ao Alentejo, que ligou Estremoz a Évora, na distância de 151,1 quilómetros, e corrida à excelente média de 47.375 kms/hora, foi ganha pelo italiano Luca Giaimi, da UAE/Team Emirates/Gen-Z, o único sobrevivente de uma fuga de três corredores, que conseguiu aguentar a perseguição do pelotão, terminando com dois segundos de vantagem do pelotão e à frente do Camisola Amarela. Giaimi sai de Portugal com duas vitórias, as primeiras da carreira, depois de no passado domingo ter ganho o Troféu Internacional da Arrábida.

Durante cerca de 110 quilómetros, a Camisola Amarela esteve “agarrada” ao corpo do basco Gotzon Martin, da Euskaltel/Euskadi, que estava a escassos 28 segundos de Hobbs, e que integrava a fuga do dia, que teve uma vantagem máxima de 1’50” minutos e que obrigava a EF Education/Aevolo a trabalhar no pelotão para não permitir veleidades ao espanhol que só foi alcançado nos dois quilómetros finais da tirada.

A Aviludo/Louletano/Loulé Concelho acreditou até ao fim que era possível levar German Nicolas Tivani à vitória na etapa e com as bonificações ganhar a “Alentejana”, daí terem trabalhado no pelotão para anular a fuga, mas o argentino acabaria por ser quinto e longe das bonificações.

Destaque para as prestações de Pedro Pinto, da Efapel Cycling, que foi o único que contrariou Noah Hobbs nas vitórias das diversas classificações ao triunfar na Montanha, para a Rádio Popular/Paredes/Boavista que venceu a classificação colectiva e para Tiago Antunes, da Efapel Cycling, o melhor português na classificação geral individual. Realce também para o pódio, com o segundo lugar de Tivani e o terceiro de David Jesus Peña, da AP Hotels & Resort/Tavira/Farense.

O vencedor da última etapa da “Alentejana”, Luca Giaimi, disse no final da tirada estar “muito feliz com esta vitória depois de uma fuga importante. Ganhei em Palmela no passado domingo. Portugal é o meu país da sorte”.

O vencedor da edição de 2025 da Volata ao Alentejo, Noah Hobbs, referiu estar “muito feliz com a forma como tudo correu no Alentejo, com a equipa, a prova e as vitórias. Fico muito feliz por suceder a Indurain, Mas e muitos outros”.

O Director da prova, Joaquim Gomes, fez aos jornalistas “um balanço muito positivo como a prova mais bonita do Mundo decorreu. Foi formidável. A aposta que fazemos nas equipas de formação das grandes equipas do World Tour é a correcta. Fica demonstrado que os jovens têm o futuro assegurado com o trabalho feito no Alentejo”.

com Podium Events | Foto: Matias Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *