• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

Colombiano David Jesus Peña dá vitória histórica ao Tavira

O “CafeteroDavid Jesus Peña, a mais recente contratação da equipa AP Hotels &Resort/ Tavira/Farense, ganhou com grande autoridade a “etapa rainha” da Volta ao Alentejo, que ligou Monforte a Castelo de Vide, na distância de 147,7 quilómetros, e que teve seis contagens do Prémio da Montanha.

A vitória do jovem colombiano de 24 anos pode considerar-se histórica visto que repete o triunfo ocorrido em 2017, na altura por Rinaldo Nocentini, também defendendo as cores da equipa de Tavira, e precisamente em Castelo de Vide.

O corredor natural de Zipaquirá ascendeu ao 3º lugar da geral individual, a escassos 7” segundos do britânico Noah Hobbs, da EF Education/ Aevolo e pode aspirar à vitória na prova face às bonificações das metas volantes e na chegada da quinta e derradeira etpapa.

Peña chegou a Portugal e foi directo para “O Grande Camiño”, prova que teve início em Portugal, mas com as principais etapas a decorrerem na Galiza, onde conseguiu o 11º lugar na geral, tendo depois sido 6º no Troféu Internacional da Arrábida.

A quarta etapa deve diversas fases, face aos constantes ataques que começaram com um grupo de 22 ciclistas logo na parte inicial da tirada, mas que viria a ser anulada pela Efapel Cycling, que trabalhava para manter a liderança de Pedro Pinto na montanha. O corredor de Marco de Canavezes venceu três das seis contagens da tirada (Cabeço do Mouro, São Mamede e Marvão) e tem a vitória como “Rei da Montanha” assegurada.

Na primeira passagem por Castelo de Vide, na primeira Meta Volante do dia, o mais rápido foi German Tivani, da Aviludo/Louletano/Loulé Concelho, que assim tirou três segundos aos doze que o separavam do Camisola Amarela.

Depois formou-se um grupo de dez corredores, que atacou a primeira passagem na Serra de São Paulo, com Alexis Guérin, da Anicolor/Tien 21, e Txomin Juaristi, da Euskaltel/Euskadi no grupo, ambos os ciclistas a menos de meio minuto de Noah Hobbs na geral. Anulada a fuga, e depois da segunda passagem pelo alto da montanha, foi de novo Juaristi “a colocar a carne toda no assador”, mas o trabalho da Rádio Popular/Paredes/Boavista, que aspirava a ganhar a etapa, levou à junção do grupo, e no empedrado da “Sintra do Alentejo”, Peña foi o mais forte.

David Jesus Peña referiu que esta “era uma vitória há muito esperada. A equipa foi fantástica. E na Volta a Portugal vou lutar pela vitória”.

Para o Camisola Amarela Noah Hobbs, esta foi uma “etapa difícil, com muitos ataques. Os seis segundos podem ser suficientes para ganhar. Seria fantástico para juntar às duas etapas”.

A quinta e última etapa da edição de 2025 da Volta ao Alentejo, liga este domingo, Estremoz a Évora, na distância de 151,1 quilómetros, com metas volantes em Elvas, Vila Viçosa e Redondo e uma contagem de montanha em Vila Boim (4ª categoria), estando a chegada à Praça do Giraldo, na cidade Património Mundial da Humanidade prevista para as 15:25 horas.

com Podium Events | Foto: Matias Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *