

A edição de 2025 da Feira do Queijo acontece entre os dias 18 e 20 de Abril e o Município de Borba e a Junta de Freguesia de Rio de Moinhos ultimam detalhes.
Terra rica de sabores e tradições, o concelho de Borba festeja a Páscoa com um certame dedicado aos produtos regionais de excelência, em especial o queijo.
E o queijo é um produto que tem no concelho borbense expressão máxima na freguesia de Rio de Moinhos, onde laboram cerca de 15 queijarias familiares, que produzem queijo de ovelha e misto, à base de ancestrais métodos de fabrico.
Este evento, que tem a duração de três dias, para além da mostra / venda de produtos regionais proporciona aos visitantes deliciosas experiências.
Desde logo, as provas e a gastronomia, a música, a animação, mas também as actividades de ar livre, lembrando que é em S. Tiago de Rio de Moinhos que começa e termina o Passeio Pedestre “Fantástica Serra d’Ossa” e está instalada a estação de apoio ao Centro de Cyclin da Serra d’Ossa, sendo este ano disponibilizadas, no recinto da feira, bicicletas para os visitantes utilizarem.
A Cidade do Vinho 2025, evento que junta a Borba os concelhos de Alandroal, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa também estará presente com stand próprio onde decorrerão apresentações e degustações dos vinhos do território da Serra d’Ossa.
Do programa da edição de 2025 da Feira do Queijo, há a destacar os espectáculos com “Os Cantadores”, a 18 de Abril, Micaela, a 19 de Abril, e “Arraial Académico com Mário Moita e Os Seistetos”, no encerramento da feira, a 20 de Abril.
E o queijo é um produto que tem no concelho borbense expressão máxima na freguesia de Rio de Moinhos, onde laboram cerca de 15 queijarias familiares, que produzem queijo de ovelha e misto, à base de ancestrais métodos de fabrico.
De salientar ainda que a feira terá dois momentos dedicados ao Cante Alentejano, com a actuação de três grupos de Cantadores e Cantadeiras, na tarde de sexta-feira, e depois, no sábado, com o típico ritual borbense, na freguesia de Rio de Moinhos, de “Fazer as 11”, com os grupos do concelho “Ferrenhas d’Ossa” e “Os Garridos”.
Haverá ainda folclore, animação de rua, dança jovem, animação com DJ’s, provas e degustação de produtos regionais, artesanato e muitas outras atracções que farão desta Páscoa e da visita à Feira do Queijo de 2025, momentos únicos para mais tarde recordar.
Imagem: Município de Borba