• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

Castro Verde – Em 2024, Basílica Real teve o maior número de visitantes dos últimos 22 anos

O mais importante monumento religioso do concelho de Castro Verde, a Basílica Real, registou durante o ano de 2024 o maior número de visitantes dos últimos 22 anos, anunciou a paróquia local.

De acordo com os dados divulgados, a Basílica Real foi visitada no ano transacto por 7082 pessoas, um recorde na história deste monumento que, desde 2002, regista as estatísticas das entradas dos visitantes, tanto do tempo religioso, como do espaço museológico criado em 2003, o Tesouro da Basílica Real.

Para assinalar este feito, a Paróquia de Castro Verde publicou dois folhetos informativos, um histórico-artístico sobre a Basílica Real, e outro, que consiste numa proposta de peregrinação jubilar, que estão disponíveis, gratuitamente, na entrada do templo religioso.

De recordar que a Basílica Real reabriu ao público em Março de 2023, após um longo período de encerramento devido ao complexo processo de reabilitação e manutenção, nomeadamente a pintura integral do exterior, limpeza e tratamento do telhado, portas e janelas, a conservação e restauro da pintura do coro alto, do nártex, do mural dos tímpanos e o tecto pintado, num investimento que ascendeu a mais de 446 mil euros, e que envolveu o Município de Castro Verde, a Fábrica da Igreja Paroquial de Castro Verde, Direcção Regional de Cultura do Alentejo e o mecenato da empresa mineira SOMINCOR e da União de Freguesias de Castro Verde e Casével.

Além de ter sido classificada como Monumento de Interesse Nacional pela Direcção Geral do Património Cultural, em 2023, a Basílica Real de Castro Verde foi também elevada a Igreja Jubilar da Diocese de Beja, já durante o ano de 2025, nomeação que manterá até ao final do ano.

A Paróquia e o Município de Castro Verde esperam que em 2025 o número de visitantes e peregrinos continue a aumentar, trazendo ainda mais reconhecimento e valorização àquele que é o principal monumento do concelho e um dos templos católicos mais importantes do sul do país.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *