Nos passados dias 30 de Agosto e 01 de Setembro, realizaram-se na centenária Praça de Touros de Estremoz, numa organização da TTE – Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, duas Garraiadas Populares.
Estas garraiadas, que fizeram parte do programa da edição de 2024 das Festas da Exaltação da Santa Cruz, tinham uma componente solidária, visto que, tal como a TTE afirmou antecipadamente, a totalidade dos lucros obtidos reverteriam a favor de instituições de solidariedade do concelho de Estremoz.
E o prometido é devido. Apuradas as despesas e as receitas, a TTE revela que o lucro obtido nas duas garraiadas populares será repartido, em partes iguais, pelos Bombeiros Voluntários de Estremoz, pela CERCIEstremoz e pela Fábrica da Igreja Paroquial de Santo André.
As duas garraiadas populares tiveram despesas na ordem dos 2527.07 euros. Entre essas despesas contabilizam-se a contratação da ganadaria, da charanga, custos com publicidade e os prémios monetários para as pegas, entre outras.
As receitas obtidas, exclusivamente relacionadas com a venda de pulseiras para entrada na Praça de Touros de Estremoz, cifrou-se nos 3035 euros. De salientar que os menores de 12 anos de idade tinham entrada livre no tauródromo estremocense.
Contas feitas, as Garraiadas Populares Solidárias, que contaram com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, tiveram um lucro de 507.93 euros, pelo que cada instituição irá receber 169.31 euros.
A TTE – Tertúlia Tauromáquica de Estremoz refere ainda que muito em breve serão contactadas as três instituições para que lhes seja entregue este pequeno, mas significativo, contributo.
Foto: DR