Realizou-se no passado domingo, 15 de Setembro, a quarta jornada da 1ª Fase do Campeonato de Portugal, época 2024-2025.
Como certamente já será do seu conhecimento, são seis as equipas alentejanas que estão a disputar a competição, sendo duas da Associação de Futebol de Portalegre, o O Elvas CAD e o Sport Arronches e Benfica, duas da Associação de Futebol de Évora, o Lusitano de Évora e o Estrela de Vendas Novas Futebol Clube, e duas da Associação de Futebol de Beja, o Moura Atlético Clube e o Futebol Clube de Serpa.
Na Série C, os dois clubes da AF de Portalegre jogaram esta quarta jornada nos seus redutos e ambos deram continuidade ao bom momento que atravessam, conseguindo alcançar os três pontos.
O Sport Arronches e Benfica recebeu o CD Alcains , um dos últimos da tabela classificativa. Os comandados de João Trindade continuam a senda de bons resultados, tendo vencido por 1-0, com o golo da vitória a ser obtido praticamente no final da contenda, aos 88 minutos, por intermédio do goleador colombiano Darwin Castillo, que assim apontou o terceiro golo no campeonato. Com mais estes três pontos, a equipa de Arronches mantém-se no trio que lidera a classificação, em igualdade pontual com Peniche e Elvas CAD, todos com 10 pontos.
O Elvas CAD também mantém a boa relação com os bons resultados. Os homens de Pedro Hipólito receberam a formação do Benfica de Castelo Branco, e venceram por 3-0. Aos 14 minutos de jogo já a equipa da casa vencia por 2-0, com golos de Lucão e Desmond Nketia. O resultado final foi fixado aos 67 minutos, graças a novo golo de Nketia, melhor marcador da série. Depois de mais uma tarde tranquila no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, a equipa do distrito de Portalegre mantém a liderança da Série C do Campeonato de Portugal, com 10 pontos, a par de Peniche e Sport Arronches e Benfica.
Na Série D militam os outros quatro clubes alentejanos.
Os dois clubes da AF de Évora que disputam a Série D do Campeonato de Portugal jogaram nesta quarta jornada fora de portas. E ambos empataram.
O Lusitano de Évora deslocou-se até Serpa para defrontar a formação local, mas nem os comandados de Pedro Russiano, nem os liderados por José Mauro Santos quiseram nada com as balizas, justificando-se assim o nulo que se verificou no final dos 90 minutos. Após este empate, o Lusitano de Évora soma oito pontos na tabela classificativa, a apenas dois da dupla de líderes Louletano e Sintrense. De destacar ainda o facto da defesa verde e branca ser a única das quatro séries que compõem o Campeonato de Portugal que ainda não sofreu golos. Com mais este ponto caseiro, o FC Serpa encontra-se a meio da tabela classificativa, ocupando a sétima posição, com cinco pontos.
O outro clube da AF de Évora que disputa a Série D, o Estrela de Vendas Novas FC, alcançou o seu primeiro ponto no Campeonato de Portugal. Os homens de Cipriano Madeira deslocaram-se até ao Algarve, para defrontar o GD Lagoa, tendo empatado a duas bolas, com o golo do empate alentejano a surgir já em período de descontos. De salientar que além do primeiro ponto, os jogadores da Capital da Bifana marcaram os dois primeiros golos na prova. Aos dois minutos, Leonardo Chão colocou os venda-novenses na liderança da partida, e aos 90+4, Daniel Pinto empatou a contenda a dois golos, já depois dos algarvios terem dado a volta ao resultado. Os de Vendas Novas continuam em último nesta série, agora com um ponto.
E só falta falar do outro representante da AF de Beja, o Moura AC, que recebeu no seu terreno os açorianos do Operário Lagoa, da Ilha de São Miguel, tendo perdido por 2-1. Os alentejanos colocaram-se na frente do resultado, aos 58 minutos, por intermédio do brasileiro Peterson, mas permitiram que em apenas dois minutos, aos 80 e aos 82, os açorianos dessem a volta ao marcador. Com esta derrota, o Moura AC caiu para a 11ª posição, com três pontos, encontrando-se em lugares de descida.
O Campeonato de Portugal regressa a 29 de Setembro, visto que no próximo fim de semana disputa-se a segunda eliminatória da edição 2024/2025 da Taça de Portugal.
Cartaz: DR