A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e os seus municípios associados celebram, no próximo dia 22 de Setembro, no Parque de Feiras e Exposições de Redondo, a 30ª edição da Festa da Malha.
Este evento, considerado por muitos como icónico, celebra três décadas de história, tradição e convívio intergeracional, perpetuando o legado de um dos jogos populares mais enraizados na cultura alentejana.
A Festa da Malha, que teve início a 5 de Outubro de 1993, por iniciativa da então AMDE – Associação de Municípios do Distrito de Évora, chega ao seu 30º aniversário, e segundo a CIMAC, “com o mesmo entusiasmo que a caracterizou desde o princípio”.
Este evento anual tornou-se uma celebração essencial do património lúdico e cultural da região, sendo amplamente reconhecido e aguardado pelos participantes.
A partir das 08 horas, terá lugar a chegada das delegações, realizando-se pelas 09 horas, a inauguração da exposição fotográfica “30 Anos da Festa da Malha”, exposição composta por 19 fotografias captadas pelo reconhecido fotógrafo António Carrapato, e que retratam o espírito e a vivência deste evento ao longo dos anos.
Quando os relógios marcarem 09:30 horas, inicia-se o tradicional Torneio de Malha, que reunirá jovens e seniores numa competição saudável e amigável, torneio esse que será interrompido pelas 12:30 horas para almoço, continuando após o sempre muito apreciado, e bem regado, repasto, por volta das 14:30 horas.
A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 17:30 horas.
“O Jogo da Malha é muito mais do que uma simples competição. Se para uns é uma prática que evoca décadas de memórias e encontros, para os mais jovens, é um desafio que desperta a curiosidade e o respeito por uma tradição que atravessa gerações” refere a CIMAC, em nota de imprensa enviada às redacções.
Para a CIMAC, “esta celebração, que atinge agora o seu ponto de maturidade, reflecte o esforço e a dedicação de todos os que, ao longo dos anos, contribuíram para a sua organização e sucesso”. Neste trigésimo aniversário, a CIMAC reafirma “o compromisso em preservar esta herança desportiva e cultural, promovendo o convívio, a inclusão e o respeito pelas tradições que definem o nosso território”.
Cartaz: DR