Realizou-se na tarde deste domingo, 18 de Agosto, a primeira jornada da 1ª Fase do Campeonato de Portugal, época 2024-2025.
Tal como o Ardina do Alentejo já aqui tinha noticiado, são seis as equipas alentejanas que vão disputar a competição, sendo duas da Associação de Futebol de Portalegre, o O Elvas SAD e o Sport Arronches e Benfica, duas da Associação de Futebol de Évora, o Lusitano de Évora e o Estrela de Vendas Novas Futebol Clube, e duas da Associação de Futebol de Beja, o Moura Atlético Clube e o Futebol Clube de Serpa.
Na Série C, os dois clubes da AF de Portalegre iniciaram o campeonato fora de portas.
O Elvas SAD deslocou-se a Mortágua, para defrontar a equipa local tendo alcançado um empate a uma bola, com o golo dos cavaleiros azul e ouro a ser obtido por Desmond Nketia, aos 64 minutos. Os homens comandados por Pedro Hipólito concederam o empate à entrada dos 10 minutos finais da partida.
O Sport Arronches e Benfica viajou até Pombal, tendo medido forças com o Sporting local. Os alentejanos venceram por 2-1, com os golos da equipa de Arronches a serem obtidos ainda na primeira parte. A equipa caseira reduziu na segunda parte mas os três pontos já estavam entregues à equipa de João Trindade.
Na Série D estão os outros quatro clubes alentejanos.
O Moura Atlético Clube iniciou o campeonato fora de portas, no Barreiro, diante o histórico Barreirense. E a equipa orientada por Zé Luís Prazeres surpreendeu! O conjunto do Baixo Alentejo, que ascendeu esta época ao Campeonato de Portugal, venceu por 1-0, com o golo vitorioso a ser obtido praticamente ao cair do pano.
O outro clube da AF de Beja, o Futebol Clube de Serpa recebeu na 1ª jornada o Amora SAD. Num verdadeiro festival de golos, a equipa de Serpa perdeu por 2-4. A formação de José Mauro Santos ainda conseguiu recuperar de uma desvantagem de 2-0, chegando ao empate a duas bolas ainda na primeira parte, mas no segundo tempo a equipa de Amora foi mais forte e marcou dois golos contra nenhum dos alentejanos.
Ao invés dos dois clubes alentejanos da Série C, os dois clubes da AF de Évora iniciaram o Campeonato de Portugal nos seus redutos, numa espécie de cimeira Alentejo/Algarve.
O Lusitano de Évora jogou diante a formação do Lagoa, tendo goleado os algarvios por esclarecedores 4-0, com os golos eborenses a serem marcados por Sele Davou e por Miguel Lopes, que fez um hat-trick. A formação verde e branca, orientada por Pedro Russiano, fez uma etapa complementar de luxo, visto que ao intervalo o resultado era de 0-0.
O outro clube da AF de Évora, o Estrela de Vendas Novas FC recebeu a equipa do Louletano, tendo perdido por 1-0, com o golo forasteiro a ser obtido na transformação de uma grande penalidade, assinalada ao minuto… 100. Os comandados pelo experiente Cipriano Madeira deram réplica ao conjunto algarvio mas imperou a lei do mais forte.