Lançado na passada sexta-feira, dia 17 de Maio, o tema “Vai Passar”, da banda de Fronteira, OS RAIZ, que conta com dois músicos estremocenses na sua composição, está a revelar-se um verdadeiro sucesso.
Em apenas três dias, o videoclipe do tema baseado numa “história verdadeira e carregada de sentimentos”, que conta com realização do também estremocense Cláudio Henriques, tem mais de cinco mil visualizações na plataforma de streaming You Tube. E promete não parar.
Ardina do Alentejo esteve à conversa com Daniel Calhau, vocalista dos OS RAIZ. O processo de criação deste “Vai Passar”, as expectativas da banda em relação a este novo tema e a ideia do videoclipe foram os temas abordados nesta breve conversa com alguém que conviveu de perto com o pesadelo do Cancro de Mama.
Ardina do Alentejo – Como é que surgiu esta música “Vai Passar”?
Daniel Calhau – Na vida, tudo passa.
E até aquilo que um dia finda, já passou!
O amor prevalece e será sempre o maior vencedor…
“Vai Passar” significa a verdade e a força da superação, numa mensagem dúbia, entre o processo de revolta e aceitação, num registo de positividade e esperança, perante o flagelo do Cancro, mais especificamente do Cancro de Mama.
Esta canção é uma homenagem a todas as mulheres e famílias, que directa ou indirectamente, já viveram tempos cinzentos. É uma viagem musical, emotiva e estimulante. É um grito de futuro!
Infelizmente é cada vez mais recorrente ouvirmos falar deste monstro que é o cancro. Vive entre nós com enorme frequência, e deixa marcas. Eu, Dany, vocalista dos OS RAIZ, tenho convivido com este pesadelo, de há seis anos a esta parte. Em 2018, a minha mãe foi diagnosticada com Cancro de Mama. No ano que passou, em 2023, foi a vez da minha esposa ter sido “apanhada na curva”, por este maldito “bicho de nome feio”. O que me fez escrever e sentir a necessidade de deixar uma mensagem imortalizada, como homenagem. Depois de apresentar esta proposta de canção aos outros irmãos da banda, a aceitação foi inequívoca e emotiva.
E assim surgiu esta história verdadeira e carregada de sentimentos!
Ardina do Alentejo – Com que expetativas estão OS RAIZ para este novo tema?
Daniel Calhau – Neste tema, a força da mensagem está na simplicidade e pureza de sentimentos angustiantes que se vivem durante todo um processo desta terrível doença. A expectativa é sempre a vontade de que tudo passe. “Vai Passar” é precisamente a esperança vivida numa canção, expectando que quem ouve se identifique, porque a nossa realidade é sempre a realidade de tantos outros.
Num registo Pop, com uma sonoridade cativante e um enorme crescente final, este tema promete “amarrar” qualquer ouvinte, em cada verso, a cada refrão, do primeiro ao último segundo, em que nos fala ao coração.
“Vai Passar” é precisamente a esperança vivida numa canção, expectando que quem ouve se identifique, porque a nossa realidade é sempre a realidade de tantos outros. Num registo Pop, com uma sonoridade cativante e um enorme crescente final, este tema promete “amarrar” qualquer ouvinte, em cada verso, a cada refrão, do primeiro ao último segundo, em que nos fala ao coração.
Daniel Calhau, vocalista dos OS RAIZ
Ardina do Alentejo – E a ideia deste videoclipe, que integra gente que vos conhece bem, é tudo produção dos OS RAIZ?
Daniel Calhau – A ideia principal do videoclipe foi precisamente a ideia da música: verdade!
Foi isso que tentámos fazer, contar a nossa verdade em todo o processo da doença, entre a angústia e emoção de momentos maus, conjuntamente com a esperança de um futuro risonho.
Para isso, convidámos para este projecto, amigos, com provas dadas na qualidade e excelência do seu trabalho, que quiseram participar por altruísmo, de forma humilde, entregando o seu talento ao serviço desta história real.
Como tal, enumeramos sem particularizar, todos os envolvidos neste desafio, cada qual com a sua importância para o resultado final:
– Conceito: OS RAIZ
– Guião: Cláudio Henriques, Ana Marta Paio, OS RAIZ, SNIPPET.MP4
– Realização e Direcção de Actores: Cláudio Henriques
– Actores: Maria Toureiro, Rui Serrano, Íris Serrano
– Make-up: Márcia Gonçalves, Madalena Perdigão, Beatriz Gonçalves
– Câmara: Diogo Cunha, Pedro Leão
– Edição e Color Grading: Diogo Cunha
– BTS: Pedro Leão, Catarina Gomes
Mas este tema é distinto, por todas as razões. E tanto a música, como o videoclipe, é um trabalho arrasador! Toca no coração de toda a gente, e no meu ainda mais, por ser uma realidade que vivi na primeira pessoa.
Tânia Ribeiro, esposa do vocalista dos OS RAIZ
Como nos referiu o vocalista dos OS RAIZ, “Vai Passar” é “uma homenagem a todas as mulheres e famílias, que directa ou indirectamente, já viveram tempos cinzentos” por causa do Cancro de Mama. E a Tânia Ribeiro, esposa do Daniel Calhau, viveu essa realidade na primeira pessoa.
Ardina do Alentejo – Como é que soubeste que o Dany e OS RAIZ estavam a fazer esta canção?
Tânia Ribeiro – Porque o Dany comentou comigo, que estava a terminar de escrever uma coisa, na qual me ia identificar. Mal sabia eu que essa coisa, era a nossa história, durante o meu processo da doença, materializada numa canção dos OS RAIZ, que hoje me toca de uma forma inexplicável.
Ardina do Alentejo – E agora que já viste o videoclipe e ouviste o resultado final, gostas?
Tânia Ribeiro – É impossível não gostar… Eles fazem músicas fantásticas, que nos marcam sempre de determinado modo, com muito empenho e seriedade, a verdade e a forma como a contam, está sempre presente nas suas canções. Mas este tema é distinto, por todas as razões. E tanto a música, como o videoclipe, é um trabalho arrasador! Toca no coração de toda a gente, e no meu ainda mais, por ser uma realidade que vivi na primeira pessoa.