O Centro Multiusos de Lamego será o palco, no próximo dia 22 de Maio, e pela segunda vez consecutiva, da final do maior e mais antigo concurso nacional de cozinha: o Chefe do Ano.
A Chefe Francisca Dias, da Casa do Gadanha, em Estremoz, é uma das finalistas e a única mulher ainda em competição. A “estremocense” por adopção começou o seu percurso profissional no Feitoria, onde se manteve dois anos. Logo em seguida foi convidada para ocupar o lugar de Sub-chefe no Rossio Gastrobar. Depois da vitória no “Hell´s Kitchen Portugal”, em 2021, passou pelo 100 Maneiras, do Chefe Ljubomir Stanisic, antes de se ter mudado para Estremoz, para chefiar a cozinha da Casa do Gadanha.
A competir com a cozinheira de 32 anos, vão estar os chefes Diogo Novais Pereira, do Porinhos, em Fafe, João Costa, do Euskalduna Studio, no Porto, Jorge Bolito, do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, Mário Santos, do Rossio Gastrobar – Altis Avenida, em Lisboa, e Pedro Dias, do Culto ao Bacalhau, no Porto.
A avaliar a prova final vão estar os chefes António Bóia (JNcQUOI Avenida e Presidente de Júri), Luís Gaspar (Sala de Corte e Chefe do Ano 2017), Louis Anjos (Al Sud e Chefe do Ano 2012), António Loureiro (A Cozinha e Chefe do Ano 2014), Andreia Moutinho (EHT Porto) e Paulo Pinto (ACPP). Como jurado observador vai estar Jeferson Dias (Al Sud), vencedor da edição do Chefe do Ano 2023.
Além da final irá decorrer também a iniciativa “Pensar Cozinha”, um fórum que aborda temas inerentes à gastronomia. Com entrada livre, mas com necessidade de reservar bilhete, conta com momentos de conversas e demonstrações de cozinha com chefes convidados.
O concurso Chefe do Ano 2024 é uma organização conjunta entre a INTER Magazine e as Edições do Gosto e que tem como media partner o canal televisivo Casa e Cozinha.
Foto: João Beijinho