A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) realizou a primeira cirurgia endoscópica da coluna, tratamento inovador das patologias da coluna, a um paciente do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.
Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) divulgou que “no passado dia 17 de Fevereiro, o Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Ortopedia da ULSLA realizou, com grande sucesso clínico, a primeira cirurgia endoscópica da coluna num doente do Hospital Litoral Alentejano“.
De acordo com a ARSA, a cirurgia, realizada por uma equipa liderada pelo médico Luís Maurício Machado Soares, foi efectuada a “uma doente com dor na região lombar e irradiação aos membros inferiores com vários meses de evolução“.
O CRI de Ortopedia, e a ULSA, passa “a ser pioneiro no tratamento inovador das patologias da coluna e a oferecer esta técnica” aos seus utentes.
Ainda segundo a informação da ULSA, “a endoscopia da coluna trata-se de um procedimento cirúrgico que utiliza incisões milimétricas (5 a 10 mm) e pequenas cânulas tubulares em combinação com um sistema de câmara para visualizar o campo cirúrgico, através de um monitor de alta resolução por onde é possível passar instrumentos diversos para realização da cirurgia”.
Fotos: Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA)