No passado dia 23 de Fevereiro, foi assinado entre a AgdA – Águas Públicas do Alentejo e a AMBIÁGUA – Gestão de Equipamentos de Água, o contrato da Empreitada de Concepção-Construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Ciborro.
O investimento totaliza o valor de € 1.938.642,40, com um prazo de execução de 445 dias.
Localizada no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, a nova ETAR foi dimensionada para uma carga orgânica de 900 habitantes e terá uma capacidade de tratamento de 197 m3/dia de águas residuais.
Segundo nota de imprensa enviada às redacções, “um dos objectivos desta obra é melhorar as condições de descarga de água residual da localidade do Ciborro, uma vez que a ETAR existente não cumpre as normas de descarga de águas residuais no meio hídrico”.
“A nova ETAR do Ciborro será equipada com tecnologia que abrange diversas operações unitárias de tratamento, tais como tratamento preliminar, tratamento biológico por lamas activadas em regime sequencial, espessamento gravítico na fase sólida e desodorização por biofiltro na fase gasosa”, pode ler-se no mesmo documento.
“Disporá ainda de uma linha dedicada para tratamento complementar de desinfecção do efluente, tendo em vista a sua reutilização interna, com possibilidade de produção, no futuro, de água para reutilização” é ainda referido na informação enviada aos órgãos de comunicação social.
Fotos: DR