A sentida e emocionante despedida entre o Cabo da Guarda Nacional Republicana (GNR) Rúben Caldeira e o seu filho Miguel Caldeira esteve em destaque na página oficial da força de segurança na rede social Facebook.
O abraço do jovem estremocense, de 9 anos, ao seu pai, que estará em missão durante os próximos dois meses, não deixou ninguém indiferente e serviu de imagem que ilustra a notícia da partida da Lancha de Patrulhamento Costeiro (LPC) Bojador para mais uma missão.
A LPC Bojador, ao serviço da GNR desde 2021, partiu ontem, 19 de Fevereiro, para integrar a Operação Conjunta “INDALO 2024”, em Espanha, na zona de Almería.
O Cabo Rúben Caldeira, que se encontra na GNR há sensivelmente 20 anos, partiu em mais uma missão, depois de já ter estado na Grécia e em Itália. E já sabe que vai regressar às missões e ainda este ano, entre Junho e Agosto.
Esta missão, sob a égide da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), decorrerá em dois períodos (de 21 de Fevereiro a 17 de Abril e de 12 de Junho a 7 de Agosto) e servirá para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia.
Desde 2016 e até 2023, as forças destacadas pela GNR resultaram num empenhamento em 8428 dias de missão, no qual foram resgatados 4231 migrantes, detectadas 1107 embarcações e 93 embarcações interceptadas.
Com a certeza de que a missão será cumprida com sucesso, Ardina do Alentejo deseja ao Cabo Rúben Caldeira, bem como aos restantes 19 militares que fazem parte da tripulação da LPC Bojador, muito boa sorte! E cá estaremos para dar conta do abraço da chegada ao pequeno Miguel!