No ano de 2024, a Santa Casa da Misericórdia de Borba celebra 500 anos de existência.
E tal como o Provedor da instituição, Rui Bacalhau, tinha adiantado aquando da tomada de posse dos novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia borbense, “o calendário das comemorações dos 500 anos da Misericórdia, que iremos divulgar brevemente, será recheado de bons eventos e de situações marcantes para a nossa instituição, para a comunidade e para Borba”.
E a primeira iniciativa das Comemorações do 500º Aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Borba já é conhecida.
No próximo sábado, dia 27 de Janeiro, as comemorações do 500º aniversário iniciam-se ao som dos Bomb’Alen, grupo de Elvas, que fará uma arruada pelas ruas da cidade de Borba, convidando toda a população a deslocar-se até ao Pavilhão Multiusos Caetano Gazimba, na Aldeia Social da Misericórdia, onde irão ter lugar as restantes actividades.
Pelas 15 horas, realizar-se-á no auditório, a Sessão Solene de abertura das Comemorações do 500º Aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Borba, que contará com a presença da Comissão de Honra das comemorações, naquela que se anuncia ser uma curta mas simbólica cerimónia.
Quando forem 16 horas, terá lugar um espectáculo, que a própria Misericórdia assegura como “nunca antes visto na região”, com aquele que é o melhor grupo de gospel português, o Saint Dominic’s Gospel Choir, que prometem um espectáculo inesquecível.
No final do concerto acontecerá um beberete-convívio para todos os presentes, que assinalará o início das comemorações que se vão estender ao longo de todo o ano, um ano que a Santa Casa da Misericórdia de Borba descreve como “uma marca histórica não só para a instituição, mas também para toda a comunidade”.
Foto: DR