Mais de sete anos depois da sua estreia, o espectáculo “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente, volta a estar em cena no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
Segundo a informação avançada pelo CENDREV – Centro Dramático de Évora, nesta nova temporada de “Embarcação do Inferno” vai haver apenas uma única apresentação para o público em geral, agendada para o próximo sábado, dia 20 de Janeiro, pelas 19 horas. A partir desta data, e até ao dia 26 de Janeiro, apenas o público escolar poderá assistir a esta co-criação CENDREV e “A Escola da Noite”, em duas apresentações diárias, às 11 e às 15 horas.
A peça “Embarcação do Inferno”, baseada no sobejamente conhecido “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, tem encenação de José Russo (CENDREV) e de António Augusto Barros (A Escola da Noite), e já foi apresentada 198 vezes, numa intensa digressão por 16 localidades do país, tendo sido vista por mais de 21 mil pessoas.
O espectáculo estreou em Évora, no final de 2016, no âmbito das comemorações dos 500 anos da primeira apresentação e da primeira publicação do “Auto de Moralidade da Embarcação do Inferno”, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”.
Esta é uma peça onde “ficamos em condições de problematizar temas de sempre: Morte e Vida, Mal e Bem, Ter e Poder. E, para tal, nem sequer precisamos de sair completamente do século XXI. Com os pés assentes no nosso tempo, bastará alongar o ouvido e apurar a visão para escutar a sensibilidade e a moral de um outro tempo”.
“Embarcação do Inferno” tem interpretação de Ana Meira, Jorge Baião, José Russo, Maria Marrafa e Rosário Gonzaga, do CENDREV, e Ricardo Kalash, Igor Lebreaud e Miguel Magalhães, de “A Escola da Noite”, e conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Direcção Geral das Artes, da RTCP – Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses e da Câmara Municipal de Évora.
Foto: Carolina Lecoq