Através do Posto de Trânsito de Estremoz, o Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), apreendeu, na passada terça-feira, 16 de Janeiro, 3560 quilos de amêijoa japónica (Ruditapes philippinarum), em Estremoz.
Em comunicado, a força de segurança revela que “no âmbito de uma acção de fiscalização aleatória” os militares do Posto de Trânsito “detectaram uma viatura que transportava amêijoa japónica sem a documentação legalmente exigida, nomeadamente, a que possibilita a rastreabilidade dos bivalves, garantindo assim a sua condição higiossanitária para consumo humano”.
Na mesma nota é ainda referido que desta acção resultou “a identificação do condutor do veículo, um homem com 33 anos, a elaboração de dois autos de contraordenação por falta de rastreabilidade e documento de registo e a apreensão de 3560 quilos de bivalves”.
Por terem sido considerados impróprios para consumo pelos Serviços Veterinários do Município de Estremoz, os bivalves foram destruídos.
A GNR relembra que “a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para garantir a rastreabilidade dos bivalves”.
Foto: DR