O poeta Pedro dos Santos foi seleccionado pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, como um dos 100 Melhores Poetas Lusófonos Contemporâneos de 2023, numa selecção que abrangeu todos os países de língua portuguesa.
Aos 26 anos, Pedro dos Santos, natural de Évora, torna-se o poeta mais jovem de sempre a entrar para os 100 Melhores da Lusofonia.
Contactado no passado dia 4 de Janeiro, com a notícia da selecção, o eborense ficou igualmente a saber que vai ser galardoado com uma medalha, com um certificado e que constará de um livro dedicado aos 100 melhores poetas lusófonos da contemporaneidade, a editar brevemente.
A cerimónia, onde estarão reunidos grandes nomes da poesia dos países lusófonos, terá lugar no dia 24 de Fevereiro, em Belo Horizonte, no Brasil.
Segundo a Literarte, a selecção de Pedro dos Santos deveu-se “à sua carreira literária brilhantemente alcançada até ao final do ano de 2023”.
De recordar que recentemente, Pedro dos Santos, que é Presidente do Instituto Cultural de Évora, foi eleito pela Academia Literária Internacional de Poetas e Escritores (ALIPE) como Personalidade Poética 2023.
Este título da ALIPE é atribuído a poetas que no decorrer do ano de 2023 tenham tido conquistas e contributos significativos no panorama internacional, através da arte poética.
O autor conta com oito livros publicados, publicações em mais de 60 coletâneas e possui ainda várias outras obras publicadas em diferentes formatos e de diferentes géneros literários.
Pedro dos Santos redige também contos infantis e livros pedagógicos, em conjunto com Cláudia Quintas, sob o pseudónimo Akira dos Santos.