- Ardina do Alentejo é uma publicação online, actualizável a qualquer hora, acessível na Internet através do endereço www.ardinadoalentejo.pt, que disponibiliza informação geral independente e pluralista, e que tem como objectivo fundamental o de assegurar a todos os leitores o direito à informação.
- Ardina do Alentejo é uma publicação independente, orientada por critérios de rigor e que não tem qualquer dependência de natureza política, ideológica e económica.
- Ardina do Alentejo é uma publicação generalista, que aposta numa ampla cobertura jornalística dos mais significativos acontecimentos regionais, através do texto e da imagem.
- Ardina do Alentejo é concebido, redigido e produzido sob o cumprimento rigoroso das normas éticas e deontológicas que regem a actividade jornalística.
- Ardina do Alentejo compromete-se a assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.
- Ardina do Alentejo é uma publicação que recusa o sensacionalismo e é orientado por critérios de rigor, isenção e honestidade no tratamento das notícias.
- Ardina do Alentejo assume o compromisso de respeitar sempre o sigilo das suas fontes de informação e de nunca quebrar esse princípio fundamental.
- Ardina do Alentejo distingue claramente os artigos de opinião dos artigos informativos, mas reserva-se o direito de interpretar e relacionar os factos, sempre no respeito da legislação em vigor.
- Ardina do Alentejo não abdica de ter opinião, de tomar posição e de suscitar e promover o debate. Estes serão, no entanto, sempre claramente identificados como tal e jamais podem confundir-se com a matéria informativa.
- Ardina do Alentejo define as suas prioridades informativas exclusivamente por critérios de interesse público, de relevância e de utilidade da informação e rejeita qualquer tipo de censura ou limitação à liberdade de informar.
- Ardina do Alentejo não aplica as regras do novo acordo ortográfico.