terça, 03 agosto 2021

A centenária Praça de Touros de Estremoz recebe, no final de Agosto, a primeira Feira Taurina da cidade branca do Alentejo, numa organização da Ovação e Palmas, empresa da qual é proprietário Luís Miguel Pombeiro.
 
Em declarações ao Ardina do Alentejo, e apesar de ainda estar numa fase de preparação dos cartéis da Feira Taurina de Estremoz, o empresário Luís Miguel Pombeiro confirmou que a 27 de Agosto, sexta-feira, João Moura Caetano comemorará no tauródromo estremocense os seus 15 anos de alternativa. Nessa mesma noite, João Moura Caetano compartilhará cartel com o seu pai, Paulo Caetano, num muito aguardado regresso do Mestre às arenas, depois da sua triunfal aparição na comemoração dos seus 40 anos de alternativa, em Outubro último, em Monforte.
 
Luís Miguel Pombeiro adiantou ao Ardina do Alentejo, que no sábado, dia 28 de Agosto, irá realizar-se na Praça de Touros de Estremoz, um espectáculo cultural, onde a música irá marcar forte presença. O empresário da praça de touros estremocense referiu que este será um espectáculo com cadeiras e mesas, que se irá realizar com marcações de lugares, e onde será possível que as pessoas assistam ao evento directamente do centro da praça.
 
Na tarde de domingo, 29 de Agosto, terá lugar o segundo espectáculo tauromáquico desta inédita Feira Taurina. Luís Miguel Pombeiro adiantou ainda à nossa equipa de reportagem que o matador de toiros espanhol José Garrido e o matador de toiros português Manuel Dias Gomes já estão confirmados no cartel de uma corrida mista que fechará a Feira Taurina de Estremoz.
 
O empresário da praça de touros estremocense salientou que em breve serão divulgados os cartéis definitivos da primeira edição da Feira Taurina de Estremoz.
 
O empresário disse ainda ao Ardina do Alentejo que tanto na Feira Taurina, como no espectáculo cultural, irão ser cumpridas todas as regras de segurança, tal como o que aconteceu na última corrida de touros realizada na centenária Praça de Touros de Estremoz, onde foram inclusivamente realizados testes de despistagem à Covid-19.
Modificado em domingo, 01 agosto 2021 17:08

No próximo sábado, dia 31 de Julho, o espaço envolvente ao secular Mercado Tradicional de Estremoz vai estar bem diferente.
 
Em mais uma demonstração de abertura da unidade à população, o Regimento de Cavalaria nº3 (RC3) vai efectuar uma Exposição de Capacidades do Regimento, e em simultâneo, apresentar uma viatura de recrutamento do Gabinete de Atendimento ao Público (GAP).
 
Esta exposição, que será composta por duas viaturas blindadas Panhard M-11, uma viatura de recrutamento e uma bancada onde estarão expostos equipamentos individuais em uso pelo Exército, pretende divulgar a prestação do Serviço Militar em Regime de Voluntariado (RV) e Regime de Contrato (RC), para o ano de 2021, centrando a mensagem na proposta de valor do Exército.
Modificado em sexta, 30 julho 2021 00:40

Tal como o Ardina do Alentejo noticiou aqui, e em primeira mão, o Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento Territorial de Estremoz, deteve no dia de ontem, 27 de Julho, no concelho de Estremoz, um homem de 40 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo apreendido mais de 450 plantas de canábis.
 
Em comunicado enviado às redacções, a GNR revela que “no seguimento de uma denúncia, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Estremoz encetou diligências policiais, tendo localizado duas plantações de canábis”.
 
Na mesma missiva é salientado que “o suspeito assumiu ser o proprietário e produtor, não possuindo qualquer tipo de autorização para o cultivo ou venda desta planta”.
 
A GNR refere que “no decorrer da acção, foi possível verificar que o suspeito tinha na sua posse cerca de 124 quilos de plantas e sumidades, secas e embaladas, 24 quilos de sementes de diversas espécies de canábis e cerca de 500 embalagens para separação, acondicionamento e transporte do produto”.
 
Estima-se que o produto já preparado daria para cerca de 50 mil doses individuais, com um valor superior a 500 mil euros” concluir a força de segurança.
 
Tal como o Ardina do Alentejo também já tinha noticiado, o suspeito vai ser presente durante esta quarta-feira, 28 de Julho, ao Tribunal Judicial de Évora para aplicação das medidas de coação.
Modificado em quarta, 28 julho 2021 11:00

Numa iniciativa que é apadrinhada pela antiga atleta olímpica Aurora Cunha, o sociólogo João Paulo Félix resolveu calçar as sapatilhas de atletismo e lançar-se à estrada na aventura de realizar em quarenta dias, quarenta ultramaratonas, num total de 2222 quilómetros!
 
A "Volta a Portugal a Correr 2021 - Corrida pelos Direitos das Crianças”, que tem como lema “Proteger crianças compete a tod@s”, conta com o apoio da CNPDPDJComissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens.
 
João Paulo Félix, que é um sociólogo com trabalho desenvolvido com crianças em casas de acolhimento residencial, faz questão de destacar a importância que tem para si esta dupla, que alia o desporto à sensibilização para as causas sociais.
 
O objectivo da "Volta a Portugal a Correr 2021 - Corrida pelos Direitos das Crianças” é chamar a atenção da opinião pública para as causas e os valores que o atleta mais defende, sob a bandeira dos direitos das crianças, alertando para a necessidade de todos estarmos atentos e sermos activos na defesa dos mais novos, motivo do tema para a edição deste ano das suas corridas.
 
Em nota de imprensa enviada às redacções, o atleta refere que pretende “ajudar na divulgação e envolver o maior número de pessoas e entidades em redor desta causa, contribuindo deste modo para uma sociedade mais consciente dos Direitos das Crianças”.
 
Esta iniciativa teve início no passado dia 15 de Julho, na Praia da Areia Branca, na Lourinhã, local de onde saiu a primeira das 40 etapas.
 
Na bagagem, o atleta traz consigo o “Passaporte dos Direitos”, documento que vai ser carimbado pela CPCJ - Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Estremoz, e que será entregue à presidente da CNPDPDJ - Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, aquando do cortar da meta, a 23 de Agosto, de novo na Lourinhã, e depois de concluídos os mais de 2200 quilómetros da iniciativa.
 
A 15ª etapa da "Volta a Portugal a Correr 2021 - Corrida pelos Direitos das Crianças”, que se inicia em Évora, terminará em Estremoz, na próxima quinta-feira, 29 de Julho, pelas 14:30 horas, estando a chegada instalada na SELSalsicharia Estremocense, empresa que é uma das patrocinadoras do evento. À sua espera na meta, para além da imprensa local, o atleta João Paulo Félix terá um grupo de crianças dos ATL’s da cidade.
Modificado em quarta, 28 julho 2021 00:45

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Estremoz da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou no dia de hoje, terça-feira, 27 de Julho, uma das maiores apreensões de droga alguma vez ocorrida na região.
 
Segundo fonte do Comando de Évora da GNR, contactada pelo Ardina do Alentejo, foram apreendidos, na região de Estremoz, cerca de 450 pés de cannabis e detido um cidadão estrangeiro, com 40 anos de idade, que será presente ao Juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Évora (TIC), localizado nas mesmas instalações do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Évora, para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
 
Ardina do Alentejo apresenta-lhe, em rigoroso exclusivo, o momento em que o resultado da apreensão dava entrada no quartel de Estremoz da Guarda Nacional Republicana.
Modificado em terça, 27 julho 2021 18:12

Esta é uma obra cuja autarquia tenciona que se inicie ainda durante o Verão de 2021.
 
A Câmara Municipal de Estremoz vai proceder a uma intervenção na Praça dos Aviadores, em Évora Monte, praça central desta freguesia do concelho estremocense.
 
Com esta intervenção, cujo valor total da obra está fixado em mais de 498 mil euros, a Câmara Municipal de Estremoz e a Junta de Freguesia local pretendem a reorganização dos espaços de estacionamento, com pavimentação diferenciada, a criação de zonas verdes e a introdução de espécies arbóreas e arbustivas, bem como a requalificação dos pavimentos com vista à eficaz circulação pedonal, para além de dotar o espaço de mobiliário urbano mais adequado às actuais exigências.
 
Esta obra é financiada no âmbito do PEDUPlano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, através do Alentejo 2020.
 
Modificado em segunda, 26 julho 2021 02:17
Registou-se ao início da noite do dia de hoje, domingo, 25 de Julho, a actualização dos dados Covid-19 nos concelhos que fazem parte do Alentejo Central, e consequentemente no concelho de Estremoz.
 
Destaque no relatório do dia de hoje, para o facto de se verificar no concelho estremocense, desde a última actualização de dados, ocorrida durante a manhã da passada sexta-feira, de um novo caso de pessoa infectada com SARS-CoV-2, o novo coronavírus. De salientar ainda o facto de, nas últimas 48 horas, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo) ter registado a recuperação da doença provocada pela Covid-19 de uma pessoa no concelho de Estremoz. O último boletim divulgado pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo regista mais duas vítimas mortais no concelho de Estremoz.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar junto de fonte do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo), estão actualmente registados no concelho de Estremoz, 14 casos activos de pessoas infectadas com Covid-19.
 
Ainda segundo a mesma fonte, estes números dizem respeito ao relatório que assinala a situação epidemiológica no concelho até às 00 horas do dia 23 de Julho.
 
Segundo informações recolhidas pelo Ardina do Alentejo, as duas vítimas mortais relacionadas com a Covid-19, ocorridas nos últimos dias no concelho de Estremoz, são duas cidadãs do sexo feminino, uma com 90 anos de idade e outra com 79 anos.
 
Desde o início da pandemia de Covid-19 no nosso país, o concelho de Estremoz registou 1124 casos positivos, estando actualmente dados como recuperados 1073 cidadãos e havendo o registo de 37 óbitos.
 
 
 
 
Modificado em domingo, 25 julho 2021 23:03

A Câmara Municipal de Estremoz está a proceder a trabalhos de desratização e desbaratização na rede de esgotos da cidade.
 
Segundo a autarquia estremocense, estes procedimentos são "repetidos várias vezes ao longo do ano", em diferentes zonas da cidade, de forma a evitar "o descontrolo das pragas".
 
Em comunicado enviado às redacções, a Câmara Municipal de Estremoz apela "a todos os munícipes" para que comuniquem aos Serviços de Ambiente, sempre que verifiquem "a existência de ratos e/ou baratas na cidade", para que os serviços possam aplicar o tratamento nesses referidos locais.
Modificado em quarta, 21 julho 2021 19:09

António Maria Broa, Presidente da Junta de Freguesia de Arcos entre 2005 e 2017, volta a ser o cabeça de lista do MIPA - Mais Independência por Arcos àquela junta de freguesia do concelho de Estremoz, nas próximas eleições autárquicas, que se realizam a 26 de Setembro próximo.
 
Nas autárquicas de 2017, e devido à lei da limitação de mandatos, que impossibilitou a candidatura de António Maria como cabeça de lista, o MIPA escolheu Vera Rocha, que venceu as eleições, com maioria absoluta.
 
Em segundo lugar da lista encabeçada por António Maria, surge agora o nome de Miguel Belfo, e em terceiro lugar, a actual presidente de junta, Vera Rocha.
 
Os restantes membros efectivos da lista do MIPA, a única candidatura apresentada até ao momento na Freguesia de Arcos, são Cláudia Costa, Paulo Grades, Ana Mouzinho e Agnelo Sapateiro.
Modificado em quarta, 21 julho 2021 19:48