segunda, 28 novembro 2022

António Jacinto Maria dos Anjos, dirigente natural de Castro Verde, foi eleito Sócio de Mérito da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), por maioria e aclamação, durante a Assembleia Geral Ordinária da FPP, que decorreu no passado dia 22 de Outubro, em Lisboa.
 
A proposta foi apresentada pela direcção da FPP, sob indicação da Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve (APAA), segundo os termos estatutários.
 
O dirigente António Jacinto Maria dos Anjos nasceu a 10 de Abril de 1939, em Castro Verde. Actualmente é o sócio nº 5 do Futebol Clube Castrense (FCC), tendo feito parte da fundação deste clube alentejano, a 1 de Abril de 1953. Nos últimos 40 anos passou por vários cargos dos corpos sociais do Futebol Clube Castrense, sendo actualmente vice-presidente da Assembleia Geral do FCC, cargo que ocupa há mais de 30 anos.
 
No ano de 1979, foi o grande obreiro da fundação da Secção de Hóquei e Corridas em Patins do Futebol Clube Castrense. Em Outubro desse ano teve que assumir os treinos para dar continuidade à formação até se encontrar um treinador com conhecimentos do Hóquei em Patins.
 
Na segunda metade dos anos 80 foi o grande impulsionador das Corridas em Patins do FC Castrense, tendo conseguido guiar o clube como um dos mais relevantes nos anais da modalidade.
 
Nas últimas décadas, António dos Anjos tem sido um dos dirigentes desportivos da patinagem, que mais tempo e entusiasmo tem dedicado à causa do desporto na região Alentejo.
 
Segundo a Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve, António do Anjos merece “independentemente da cor clubista, um olhar de admiração de todos agentes desportivos da patinagem”. A APAA acrescenta ainda que “António dos Anjos é um cidadão exemplar, um homem bom e uma figura ímpar, a quem a patinagem muito deve”.
 
António dos Anjos é, desde 1993, Sócio de Mérito da Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve, galardão aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Geral da APAA.
 
No dia 25 de Maio de 1999 foi homenageado pela Federação Portuguesa de Patinagem.
 
Em 2001, na noite do 25 º aniversário da APAA, foi alvo de uma digna distinção e justa homenagem pela Associação Patinagem do Alentejo e Algarve, como reconhecimento pela dedicação, entusiasmo e entrega total à modalidade.
 
A 12 de Setembro de 2021, a Câmara Municipal de Castro Verde cumpriu o que já tinha aprovado: Homenagear publicamente o “ilustre cidadão castrense, António dos Anjos, pela sua dedicação e permanente empenho na sua vida, da nossa comunidade”.
 
A partir desse dia, numa cerimónia que contou com a presença de autarcas, dirigentes de diversas agremiações e centenas de amigos, sócios e adeptos das modalidades da patinagem, o Pavilhão Municipal de Castro Verde passou a designar-se Pavilhão Municipal António dos Anjos.
 
A Federação de Patinagem de Portugal e a Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve vêem assim juntar-se a esta merecida homenagem reconhecendo a relevância do cidadão no desenvolvimento dos desportos patinados na sua cidade, na sua região e em todo o sul de Portugal, com a atribuição do grau de Sócio de Mérito da FPP.
Modificado em terça, 08 novembro 2022 17:24

A grande final do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2022 realiza-se entre os dias 21 e 23 de Outubro, em Beja, no Parque de Feiras e Exposições da cidade alentejana.
 
Em competição vão estar 23 equipas, entre equipas femininas, masculinas e mistas, num total de cerca de 300 participantes de várias faixas etárias, em representação de 12 distritos de Portugal Continental, das duas regiões autónomas nacionais, Madeira e Açores, e da associação Street Soccer, oriunda do México.
 
Este evento é promovido pela Associação CAIS, em parceria com a Câmara Municipal de Beja e abre ao público no dia 21 de Outubro, sexta-feira, iniciando-se com um desfile, às 14:30 horas, seguindo-se os discursos institucionais de abertura do evento.
 
Após as cerimónias protocolares e de abertura, irá decorrer um jogo de boas-vindas, pelas 15:30 horas, sendo que os jogos oficiais do torneio terão início a partir das 16 horas, e prolongam-se até às 24 horas. No dia 22 de Outubro, sábado, os jogos do torneio terão início às 09 horas, estando previsto que a fase dos quartos de final se dispute das 21:30 horas às 24 horas.
 
O último dia do torneio, domingo, 23 de Outubro, irá começar com os jogos de apuramento da classificação geral, a partir das 09 horas, seguindo-se as meias-finais femininas e masculinas, com início previsto pelas 11:30 horas. As finais feminina e masculina estão agendadas para as 14:30 horas e a cerimónia de entrega de prémios aos grandes vencedores do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2022 da Cais acontecerá pelas 15:30 horas.
 
O projecto Futebol de Rua é promovido pela Associação CAIS, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, com o intuito de promover a prática desportiva e utilizá-la como estratégia de intervenção na promoção da inclusão social. A iniciativa promove o acesso ao desporto, qualifica participantes e profissionais, promove ainda o acesso a actividades culturais e recreativas, criando uma consciência social para as problemáticas sociais. O futebol é, deste modo, um instrumento de capacitação no desenvolvimento de valores e competências pessoais e sociais em todos os participantes.
Modificado em sexta, 14 outubro 2022 00:26

A aldeia de Vale Bejinha, na Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, vai receber no próximo domingo, dia 25 de Setembro, a 3ª prova da Taça Concelhia de BTT, com a realização da 10ª edição da prova “Desenferruja Canelas”.
 
A prova terá três percursos (passeio com 25 km, meia-maratona com 45 km e maratona com 75 km), entre paisagens no vale do Rio Mira e da Serra de São Luís. A organização pertence à Associação Vale Bejinha e Carrasqueira, com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de São Luís.
 
Após dois anos de interregno, a Taça Concelhia de BTT promovida pelo Município de Odemira e por clubes locais está de regresso aos trilhos do concelho, com quatro provas a realizar entre Março e Outubro, para afirmar Odemira como território de excelência para a prática do BTT ao nível turístico, lazer e competição.
 
Depois da prova “Desenferruja Canelas”, a quarta e última etapa da Taça Concelhia decorrerá no dia 16 outubro, na localidade de Longueira, onde a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira / Secção de BTT Os Duraizos irá organizar a 12ª prova “Entre o Rio e o Mar”.
 
As duas primeiras provas da Taça Concelhia aconteceram nos dias 27 Março e 10 de Julho, com a 5ª “Maratona do SW” promovida pelo Clube BTT de Odemira e a 14ª Rota do Medronho organizada pela ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, respectivamente.
 
No final da 7ª Taça Concelhia de BTT serão atribuídos prémios monetários aos primeiros classificados masculinos e femininos, bem como às melhores equipas. A classificação final é estabelecida pelo somatório dos pontos conquistados nas várias provas. Os vencedores serão conhecidos na prova final, em Longueira.
 
As inscrições devem ser efectuadas directamente na plataforma apedalar.pt
 
O regulamento da Taça Concelhia de BTT está disponível em www.cm-odemira.pt
 
Modificado em segunda, 19 setembro 2022 00:19

Nos próximos dias 10 e 11 de Setembro, o Pavilhão dos Desportos Carlos Pinhão, na cidade de Serpa, vai receber a Final Four da Supertaça de Andebol em seniores masculinos.
 
Esta competição, a primeira prova oficial da nova temporada, irá reunir as equipas do Futebol Clube do Porto, actual Campeão Nacional, do Sporting Clube de Portugal, vencedor da Taça de Portugal, do Sport Lisboa e Benfica e do Clube de Futebol “Os Belenenses”, respectivamente 3º e 4º classificados do último Campeonato Nacional Placard Andebol 1, sendo que a equipa da Cruz de Cristo faz a sua estreia na competição.
 
O sorteio dos jogos teve lugar no passado dia 22 de Julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Serpa, e contou com a presença de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, e João Efigénio Palma, Presidente da Câmara Municipal de Serpa. Quer o dirigente desportivo, quer o autarca alentejano salientaram a “importância estratégica” de levar o melhor do andebol até ao Alentejo, “região que se orgulha de ter já uma tradição sedimentada e antiga na modalidade”.
 
A organização da Final Four da Supertaça de Andebol cabe à Federação de Andebol de Portugal, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Serpa e a colaboração da Associação de Andebol do Algarve.
 
Todos os jogos da competição contarão com transmissão, em directo, na RTP2.
 
A 10 de Setembro, dia dedicado às meias-finais, o CF “Os Belenenses” defronta o Sporting CP, enquanto o SL Benfica joga contra o FC Porto.
 
A final está agendada para 11 de Setembro, e coloca frente a frente os vencedores dos jogos do dia anterior.
Modificado em quarta, 31 agosto 2022 21:29

Foram 11 os clubes alentejanos presentes no sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal Placard.
 
GD Monte do Trigo, Lusitano de Évora, Juventude SC e Atlético SC são os representantes da Associação de Futebol de Évora na prova rainha do futebol nacional. Em representação da Associação de Futebol de Portalegre, marcaram presença no sorteio, que se realizou na passada quinta-feira, na Cidade do Futebol, o Sport Arronches e Benfica, o CF “Os Gavionenses" e o FC Mosteirense. Os clubes representantes da Associação de Futebol de Beja na Taça de Portugal, época 2022-2023, são o Moura AC, o Vasco da Gama da Vidigueira, o FC Serpa e o FC Castrense.
 
A AF Portalegre vai ter, de certeza, uma equipa da sua associação presente na segunda eliminatória, visto que o sorteio ditou em embate entre vizinhos, entre o Sport Arronches e Benfica e o CF Mosteirense. A outra equipa do distrito de Portalegre, “Os Gavioneneses”, vai deslocar-se ao reduto da União de Santarém.
 
Também a AF Évora vai ter uma equipa da sua associação presente na segunda ronda da competição, em virtude do sorteio ter ditado que o GD Monte do Trigo ficaria isento na primeira eliminatória. As outras três equipas do distrito de Évora jogam “em casa” o primeiro jogo da prova. O Juventude SC vai receber a formação algarvia do LGC Moncarapachense, o Lusitano de Évora vai receber no seu reduto os açorianos do GD Fontinhas, da Praia da Vitória, enquanto ao Atlético SC calhou em sorte receber o SC Olhanense.
 
Melhor sorte teve a AF Beja no sorteio da primeira eliminatória visto que na segunda ronda serão três as equipas do distrito do Baixo Alentejo presentes. Devido ao facto de terem ficado isentas, as equipas do Moura AC e do CF Vasco da Gama da Vidigueira já estão na próxima fase da competição, e a terceira formação sairá do embate entre os vizinhos FC Serpa e FC Castrense.
 
Os jogos terão lugar a 11 de Setembro.
 
Na segunda eliminatória já entram os clubes da Liga Portugal 2 SABSEG, enquanto os da Liga Bwin iniciam a sua participação na Taça de Portugal Placard na ronda seguinte.
 
ISENTOS
GD Monte do Trigo
Moura Atlético Clube
CF Vasco da Gama Vidigueira
 
Sport Arronches e Benfica vs FC Mosteirense
UD Santarém vs CF “Os Gavionenses”
Juventude SC vs LGC Moncarapachense
Lusitano de Évora vs GD Fontinhas
Atlético SC vs SC Olhanense
FC Serpa vs FC Castrense
Modificado em segunda, 15 agosto 2022 22:03

Organizada pela Câmara Municipal de Mora, realizou-se no passado domingo, 17 de Julho, no Açude do Gameiro, na freguesia de Cabeção, a oitava edição da Prova de Águas Abertas "Fluviário de Mora".
 
O Clube de Futebol de Estremoz/Estremozcarnes marcou presença, na prova de 400 metros, tendo obtido as seguintes classificações individuais:
 
Carolina Fonseca, 16º lugar; Nuno Saramago, igualmente 16º lugar; Miguel Rato, 17º classificado; Catarina Fernandes, 18º lugar; Madalena Pucarinhas, 26ª posição; Tiago Santos, 31º lugar e Rita Oliveira, 36º lugar.
 
Na estafeta de 4x300 metros, a equipa do “Estremoz”, com Nuno Saramago, Miguel Rato, Carolina Fonseca e Catarina Fernandes, classificou-se em 12º lugar.
 
Participaram nesta 8ª Prova de Águas Abertas "Fluviário de Mora", que se realizou em pleno Parque Ecológico do Gameiro, cerca de 300 atletas, oriundos um pouco de todo o país.
 
Modificado em segunda, 18 julho 2022 20:17

Entre os dias 18 e 22 de Julho, tendo como objectivo a realização de uma actividade de futebol infantil e juvenil, o concelho de Grândola vai receber uma delegação da Fundação Real Madrid.
 
Esta atividade, que irá decorrer no Estádio Municipal, oferece aos participantes uma oportunidade de experimentar treinos especializados de futebol, com treinadores qualificados pela UEFA e pertencentes aos quadros do Real Madrid Futebol Clube, com o objectivo não apenas de melhorar as suas aptidões técnicas e tácticas ao nível do futebol, mas igualmente adquirir valores associados ao desporto, como a liderança, resolução de problemas e tomadas de decisão em campo, liderança e trabalho de equipa, respeito pelo próximo, solidariedade e esforço.
 
As inscrições, destinadas a jovens dos 6 aos 16 anos, ainda estão a decorrer, sendo esperados cerca de 100 jovens a participar na Clínica Fundação Real Madrid
 
Grândola receberá assim a primeira Clínica da Fundação Real Madrid realizada em Portugal, à qual se seguirá a clínica que acontecerá em Vilamoura, entre os dias 25 e 29 de Julho.
 
Para a autarquia de Grândola, este evento “tem uma importância relevante ao nível desportivo, pela dimensão do evento e das centenas de pessoas que trará ao concelho”, mas também porque representa “um importante momento de formação desportiva às várias dezenas de jovens de Grândola inscritos na actividade, promovida por um clube de elevada notoriedade, o Real Madrid".
 
Para mais informações, devem os interessados aceder ao site https://frmclinicsportugal.com/pt/clinics/
 
 
 
 
Modificado em terça, 12 julho 2022 10:40

O estremocense André Soares revalidou, no dia de ontem, sexta-feira, 24 de Junho, o título de Campeão Nacional de Estrada - Contrarrelógio IndividualParaciclismo Categoria D.
 
O ciclista, natural de Estremoz, e que competiu em representação da equipa Mato-Cheirinhos / Vila Galé / Etopi, completou os 21,5 quilómetros da prova, em 30:26 segundos.
 
Os Campeonatos Nacionais de Estrada em ciclismo decorrem em Mogadouro, no distrito de Bragança, até ao dia de amanhã, domingo.
Modificado em sábado, 25 junho 2022 13:34

Organizado pelo Sporting Clube Arcoense (SCA), realiza-se no próximo fim-de-semana, dias 18 e 19 de Junho, a edição de 2022 da Arcoense Cup, competição que se irá disputar nos escalões de Iniciados, Benjamins, Petizes e Traquinas.
 
No dia 18 de Junho, sábado, disputa-se a Arcoense Cup no escalão de Iniciados, com a presença das equipas do SC Borbense, CF Estremoz, Calipolense e SC Arcoense.
 
Durante a manhã, a partir das 09:30 horas, vão pisar o relvado do Campo Artur Jorge, as equipas do SC Arcoense e do CF Estremoz, enquanto as formações do SC Borbense e do Calipolense jogam pelas 11 horas.
 
Durante a tarde, pelas 16 horas, disputa-se o jogo de apuramento do 3º e 4º lugar, e a final da Arcoense Cup 2022 no escalão de Iniciados acontecerá às 17:30 horas.
 
No domingo, será a vez dos escalões de Benjamins, Petizes e Traquinas, disputarem a Arcoense Cup.
 
No escalão de Benjamins, a Arcoense Cup conta com a presença das equipas do SC Arcoense, CF Estremoz, CCD Terena e SC Borbense. A primeira partida terá lugar às 09:30, e irá opor as equipas do SC Arcoense e do CCD Terena. Quando forem 11 horas, jogam as formações do CF Estremoz e do SC Borbense.
 
À semelhança do escalão de Iniciados, os jogos da tarde são os jogos das decisões, com o jogo de apuramento do 3º e 4º lugar a ter lugar às 16 horas, e a final da Arcoense Cup 2022 no escalão de Benjamins a realizar-se às 17:30 horas.
 
Os denominados Joga à Bola na Arcoense Cup, disputam-se nos escalões de Petizes e Traquinas, e vão contar com a presença das equipas do SC Arcoense, CF Estremoz, SC Borbense (A e B) e CCD Terena, no escalão de Petizes, e SC Arcoense, CF Estremoz, SC Borbense, Calipolense e CCD Terena, no escalão de Traquinas. À semelhança do que acontece com os outro escalões do torneio, os jogos começam a disputar-se às 09:30 horas.
 
A Arcoense Cup 2022 conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Estremoz e da Junta de Freguesia de Arcos.
 
 
 
Modificado em sexta, 17 junho 2022 02:26

PUB