• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

Tiago Cabaço Winery nomeada para as Novas 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Arquitectura Contemporânea

A Tiago Cabaço Winery, adega localizada no concelho de Estremoz, foi nomeada para as Novas 7 Maravilhas de Portugal®, na categoria de Arquitectura ContemporâneaSéculo XXI, integrando a lista dos 147 patrimónios finalistas que seguem para a fase de votação popular do concurso. Apesar de terem sido submetidas várias candidaturas do concelho, a Tiago Cabaço Winery é a única nomeação de Estremoz a ter superado a fase de selecção, tornando esta distinção ainda mais significativa para o território.

O anúncio foi feito no passado dia 29 de Maio, numa cerimónia realizada no Palácio Nacional de Queluz, em Lisboa. Os 147 finalistas foram seleccionados por um painel de 140 especialistas a partir de um total de 629 candidaturas provenientes de todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas – uma das maiores participações de sempre na história do concurso.

A nomeação da Tiago Cabaço Winery reconhece uma obra de arquitectura singular, que brota da terra em forma de meia-lua, parcialmente enterrada para preservar a frescura e a harmonia com a paisagem alentejana. Na sua sala de provas, um amplo envidraçado enquadra o Castelo de Estremoz sobre a vinha, abrindo o olhar à Serra d’Ossa e ao Castelo de Évora Monte – uma fusão rara entre vinho, arquitectura e território que tem projectado este espaço muito além das fronteiras regionais.

Na Tiago Cabaço Winery, a experiência desenvolve-se num espaço de arquitectura contemporânea, que reflecte a visão do produtor e a sua ligação à terra. Mais do que uma adega, é um lugar onde o vinho se descobre e compreende. Ao longo da visita, cada etapa é revelada, num percurso onde arquitetura e produção se cruzam naturalmente. Na sala envidraçada, entre aromas e vistas únicas, cada detalhe proporciona um encontro autêntico com o vinho.

As meias-finais regionais arrancam a 13 de Junho, com transmissão em directo na TVI, e a presença da Tiago Cabaço Winery nesta fase depende agora dos votos do público. A votação pode ser feita por chamada telefónica para o 761 207 081 ou através da app TVI Pass, com o custo de 1€ + IVA por voto.

A edição de 2026 das Novas 7 Maravilhas de Portugal® assinala o regresso do concurso, vinte anos após a sua primeira edição, celebrando a diversidade histórica, cultural, arquitectónica e identitária do país, organizada em sete categorias: Castelos, Religião, História, Grandes Obras, Século XX, Século XXI e Turismo.

Imagem: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *