
Évora foi nesta segunda-feira, 2 de Março, palco da tomada de posse dos Vice-Presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), numa cerimónia presidida pelo Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que decorreu no âmbito de uma Reunião Extraordinária do Conselho Regional do organismo.
A ocasião contou ainda com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, e de Silvério Regalado, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, sublinhando a importância institucional do momento para a região alentejana.
Uma equipa de sete vice-presidentes

A CCDR Alentejo fica assim dotada de uma equipa de sete vice-presidentes, com pastas bem definidas. Para a área da Cultura, o Governo escolheu Henrique Sim-Sim, funcionário da Fundação Eugénio de Almeida e actual vereador da coligação liderada pelo PSD na Câmara Municipal de Évora. A vice-presidência do Ambiente ficou a cargo de Sónia Ramos, jurista e técnica superior da administração pública, antiga deputada do PSD, eleita pelo Circulo Eleitoral de Évora, e vereadora do partido na Câmara Municipal de Estremoz.
A pasta da Saúde foi entregue a António Lopes, advogado, gestor e que foi vogal da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo) e delegado regional do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), enquanto a área da Agricultura e Pescas ficou sob a responsabilidade de Helena Cavaco, agrónoma com ligações a associações de agricultores do Baixo Alentejo. Já Silvino Alhinho, professor e adjunto da direcção do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, em Évora, assumiu a vice-presidência da Educação.
Completam a equipa Aníbal Reis Costa, eleito pelos presidentes de câmara da região, e Roberto Grilo, indicado pelo Conselho Regional, ambos com assento na vice-presidência do organismo por via de representação institucional.
Novo ciclo para a CCDR Alentejo
Esta tomada de posse insere-se no processo de renovação da liderança das CCDR a nível nacional, que culminou numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro, que teve lugar em Évora, e na qual Ricardo Pinheiro assumiu a presidência da CCDR Alentejo. Abre-se assim um novo ciclo para este organismo desconcentrado do Estado.
Imagem: DR

