• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

Natural do distrito de Portalegre torna-se a primeira mulher Brigadeiro-General da GNR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta quarta-feira, dia 28 de Janeiro, o decreto que permite a Carla Tomé Domingos tornar-se Brigadeiro-General, fazendo história ao ser a primeira mulher a ocupar o cargo na Guarda Nacional Republicana (GNR).

Natural do distrito de Portalegre, com raízes em Gavião e Portalegre, Carla Tomé Domingos atingiu o posto mais elevado da subcategoria de Oficial General, 33 anos após o seu ingresso no Curso de Oficiais da GNR.

Um marco histórico para esta instituição centenária, volvidos que são, aproximadamente, 33 anos do seu ingresso no Curso de Oficiais da GNR“, escreve Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República.

O Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas refere que “assinou os decretos de promoção de e a Oficiais Generais” da GNR, “dando cumprimento ao previsto” no respectivo estatuto.

Entre esses decretos inclui-se o da “primeira mulher da GNR a atingir o posto de Brigadeiro-General, a Coronel de Administração Militar Carla Tomé Domingos“, assinala o Presidente da República.

A subcategoria de Oficiais Generais é a mais elevada dentro da categoria de Oficiais da GNR, que corresponde ao topo da carreira, e compreende os postos de Brigadeiro-General, Major-General e Tenente-General.

com LUSA | Imagem: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *