

Na madrugada da passada sexta-feira, dia 7 de Novembro, no momento em que era transportada para o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, uma mulher grávida de 39 semanas deu à luz, dentro de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Mértola.
O parto inesperado aconteceu perto da aldeia de Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, quando a equipa de emergência seguia já a caminho do hospital. A mulher, de 25 anos e que começou a sentir contrações intensas, entrou em trabalho de parto dentro da ambulância, levando os bombeiros a agir de imediato.
Segundo Jorge Santos, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mértola, o parto contou com o apoio da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Beja, que foi accionada para o local a fim de prestar assistência médica especializada.
Jorge Santos confirmou que “a bebé nasceu sem complicações e bem de saúde”.
O Comandante fez questão de referir que esta não foi uma situação em que houve algum tipo de problema ou condicionamento no atendimento da grávida: foi simplesmente uma bebé “com pressa“.
Após o parto, mãe e filha foram transportadas para o Hospital de Beja, onde permanecem sob vigilância médica, na ala da maternidade.
O Comandante destacou ainda o profissionalismo e a serenidade da equipa de socorro, que garantiu que tudo decorria em segurança até à chegada da VMER ao hospital.
Esta foi a primeira vez que uma mulher deu à luz numa ambulância dos Soldados da Paz de Mértola.
