

Decorreu no passado sábado, dia 25 de Outubro, no auditório do Centro Cultural de Redondo, a cerimónia de entrega de prémios da 30ª edição do Prémio Literário Hernâni Cidade.
Em 2025, este prémio que visa honrar a memória do professor, escritor, ensaísta, historiador e crítico literário Dr. Hernâni Cidade, incentivar a produção literária, bem como estimular o gosto pela escrita e leitura, teve como tema “Camões”, com modalidade livre, e contou com a Junta de Freguesia de Redondo e a Adega Cooperativa de Redondo como entidades parceiras.
Thaise Nascimento Cunha, do Brasil, arrecadou o Prémio Literário Hernâni Cidade, com a obra “Camões.exe”.
Daniel de Campos, de Camarate, conquistou o segundo lugar, com o trabalho “Camões e o interior: onde a voz não morre”, tendo o terceiro lugar sido ocupado por João Roque, da Gafanha da Nazaré, com a obra “À moda de Camões”.
Foram também atribuídas menções honrosas às obras “Porque ainda amamos Camões”, de Kamila Prado, do Brasil, “O último poema de Camões”, de Ilda Carinhas, de Loures, e “O meu primeiro Camões”, de Paulo Carreira, da Batalha.
Durante a cerimónia de entrega dos prémios, a neta de Hernâni Cidade, Margarida Theias, leu o texto “Um mestre de Humanidade”, de António Sérgio, dirigido ao seu avô. O evento foi abrilhantado com momento musical protagonizado por Rita Justa e David Ferreira.
Concorreram a este galardão, instituído pelo Município liderado por David Galego, através da Biblioteca Municipal de Redondo, 244 obras, oriundas de três continentes diferentes, que foram avaliadas pelos jurados José Calado, José Miguel Inverno e João Azaruja.
Imagem: DR
